24/11/2022 | Projeto de Extensão do Campus Leopoldina, em parceria com a Receita Federal, doa 320 minicomputadores para cinco Prefeituras Municipais
Quinta-feira, 24 de novembro de 2022
Aconteceu nessa quarta-feira, dia 24 de novembro de 2022, a cerimônia de doação de 320 minicomputadores para cinco Prefeituras Municipais da microrregião de Cataguases. A doação é resultado de um Projeto de Extensão do CEFET-MG, campus Leopoldina, em parceria com o campus Varginha, e que integra o Projeto Além do Horizonte em parceria com a Receita Federal do Brasil.
Projeto de Extensão
Os Aparelhos de TV BOX, apreendidos pela RFB, foram doados ao CEFET-MG, campus Leopoldina, para uso em um projeto de extensão coordenado pelo professor Dr. Murillo Ferreira dos Santos. A legislação prevê que esses aparelhos devem ser destruídos pois possibilitam o acesso ilegal e não autorizado a canais de TV por assinatura, filmes entre outros. Apesar do procedimento padrão da RFB orientar a destruição dos aparelhos, o impacto ambiental causado pelo lixo eletrônico é enorme. Portanto, além do caráter social, o Projeto Além do Horizonte contribui na destinação sustentável dos bens apreendidos.
Com a participação de 4 discentes do curso de Engenharia de Controle e Automação – Marcella Duque Carvalho Andrade, Vinícius Berno e Silva, Pedro Antônio de Souza Vieira e Marcos Paulo Cardoso Carneiro -, o processo de descaracterização consistiu em remover o sistema operacional original e embarcar uma distribuição Linux adequada ao equipamento, bem como, a instalação de alguns softwares com fins educacionais.
Os minicomputadores doados possuem características básicas de um computador, com 2 GB de memória RAM e 28 GB de memória interna HD. Entre os softwares disponíveis estão o livre LibreOffice e navegador de Internet.
Doação dos Equipamentos
Nessa primeira etapa do projeto foram contempladas as prefeituras municipais de Cataguases, Leopoldina, Laranjal, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases que, juntamente com a respectivas secretarias municipais de educação e assistência social, farão uma triagem para doação para a população mais necessitada e que não possui computador.