MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

24/11/2022 | Projeto de Extensão do Campus Leopoldina, em parceria com a Receita Federal, doa 320 minicomputadores para cinco Prefeituras Municipais

Quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Aconteceu nessa quarta-feira, dia 24 de novembro de 2022, a cerimônia de doação de 320 minicomputadores para cinco Prefeituras Municipais da microrregião de Cataguases. A doação é resultado de um Projeto de Extensão do CEFET-MG, campus Leopoldina, em parceria com o campus Varginha, e que integra o Projeto Além do Horizonte em parceria com a Receita Federal do Brasil.

Projeto de Extensão

Os Aparelhos de TV BOX, apreendidos pela RFB, foram doados ao CEFET-MG, campus Leopoldina, para uso em um projeto de extensão coordenado pelo professor Dr. Murillo Ferreira dos Santos. A legislação prevê que esses aparelhos devem ser destruídos pois possibilitam o acesso ilegal e não autorizado a canais de TV por assinatura, filmes entre outros. Apesar do procedimento padrão da RFB orientar a destruição dos aparelhos, o impacto ambiental causado pelo lixo eletrônico é enorme. Portanto, além do caráter social, o Projeto Além do Horizonte contribui na destinação sustentável dos bens apreendidos.

Com a participação de 4 discentes do curso de Engenharia de Controle e Automação – Marcella Duque Carvalho Andrade, Vinícius Berno e Silva, Pedro Antônio de Souza Vieira e Marcos Paulo Cardoso Carneiro -, o processo de descaracterização consistiu em remover o sistema operacional original e embarcar uma distribuição Linux adequada ao equipamento, bem como, a instalação de alguns softwares com fins educacionais.

Apresentação do funcionamento – Marcella Duque.

Os minicomputadores doados possuem características básicas de um computador, com 2 GB de memória RAM e 28 GB de memória interna HD. Entre os softwares disponíveis estão o livre LibreOffice e navegador de Internet.

Foto dos equipamentos em funcionamento (campus Varginha).
Validação dos técnicos da Receita Federal do Brasil ao fim do processo de descaracterização dos dispositivos (campus Leopoldina).

Doação dos Equipamentos

Nessa primeira etapa do projeto foram contempladas as prefeituras municipais de Cataguases, Leopoldina, Laranjal, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases que, juntamente com a respectivas secretarias municipais de educação e assistência social, farão uma triagem para doação para a população mais necessitada e que não possui computador.