29/10/2024 | Conselho Diretor aprova Política de Empresas Juniores do CEFET-MG
Terça-feira, 29 de outubro de 2024
Resolução estabelece objetivos e diretrizes para funcionamento de entidades geridas por estudantes de graduação
O Conselho Diretor aprovou no último dia 9 de outubro a Política de Empresa Juniores do CEFET-MG. O documento descreve a entidade, seus objetivos, iniciativas de apoio e fomento, dentre outros.
Empresas Juniores (EJs) são entidades organizadas sob forma de associação civil, sem fins lucrativos e com finalidades educacionais, geridas exclusivamente por discentes em cursos de graduação do CEFET-MG. Elas se destinam à realização de projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus associados.
De acordo com os dados da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo do CEFET-MG (CIE), existem atualmente na Instituição nove empresas juniores ativas. Há previsão de outras cinco. Para o diretor da CIE, professor Daniel Hasan, a aprovação dessa Política pelo Conselho ajuda na definição de diretrizes para a criação de um regulamento para as empresas juniores, trabalho que está sendo feito em parceria com a Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC). “Dessa forma, estamos afirmando a EJ na Instituição: o que ela é, qual o seu papel, a função de professores e alunos dentro delas, ou seja, consolidando-as”, pontua.
Segundo o diretor da DEDC, professor Patterson Patrício, a Política formaliza o apoio institucional às EJs e também fomenta a manutenção e a criação de novas empresas juniores. “A aprovação desse documento estimula a cultura do empreendedorismo na comunidade acadêmica e cumpre o papel de apoiar o Plano Estratégico Institucional, principalmente em ações que ampliam o diálogo entre o CEFET-MG e os diferentes setores da sociedade. Além disso, também damos suporte ao Plano de Desenvolvimento Institucional, por meio de ações como essa, que fomentam a empregabilidade de estudantes e egressos dos nossos cursos de graduação”, destaca.
Benefícios
Estudantes que participam das EJs assumem uma posição de protagonismo, de acordo com o professor Daniel. Diferente dos estágios, onde eles são guiados por outros profissionais, nas empresas juniores eles são orientados por professores para o desenvolvimento de projetos nos quais eles têm autonomia.
“Essas empresas dão a oportunidade para os próprios alunos divulgarem os serviços à sociedade. São eles também que lideram as suas equipes para a oferta desses serviços. Com isso, conquistam habilidades técnicas e sociocomportamentais, como liderança, comunicação e gestão de conflitos”, completa.
Dados mostram que estudantes que participam de empresas juniores apresentam uma empregabilidade quatro vezes maior em comparação com aqueles que não possuem essa experiência no currículo. “A Política de EJs abre, portanto, um vasto leque de possibilidades para a atuação estudantil, evidenciando o compromisso do CEFET-MG em apoiar a inserção de nossos alunos no mercado de trabalho”, finaliza o diretor da DEDC, professor Patterson Patrício.
Mais
Acesse na íntegra a Política de Empresas Juniores do CEFET-MG.
Conheça as Empresas Juniores existentes na Instituição.
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG