MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

05/04/2024 | Mais uma vez, CEFET-MG obtém melhor avaliação do MEC em toda Rede Federal

Sexta-feira, 5 de abril de 2024

Dentre as 106 Instituições de Ensino Superior federais do país, incluindo universidades e institutos, a Instituição figurou na 31ª posição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou, na terça-feira (2), o resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CEFET-MG obteve, novamente, o primeiro lugar geral dentre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. Já em relação às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais mineiras, o CEFET-MG ficou na 7ª posição, num total de 17. Em âmbito nacional, considerando 106 IES públicas federais (universidades e institutos) avaliadas, o CEFET-MG ficou em 31º lugar. Para a avaliação, o Inep analisou 1.998 instituições em todo o Brasil.

Para o diretor de Graduação, professor Moacir França, o ótimo desempenho do CEFET-MG decorre, entre outros, do elevado percentual de professores efetivos com título de mestrado ou doutorado (cerca de 99%) e em dedicação exclusiva. “Outro aspecto relevante é o esforço da Instituição para promover o aperfeiçoamento contínuo da organização didático-pedagógica dos cursos e a melhoria da infraestrutura”, afirmou.

Segundo o vice-diretor, professor Conrado Rodrigues, o resultado é bastante expressivo. “O CEFET-MG ocupa a 84ª posição no IGC, entre as 1.998 instituições avaliadas em todo o Brasil pelo Inep. Nosso IGC é superior ao de 163 universidades, entre elas 35 universidades federais, e continua sendo o maior IGC entre as instituições da Rede Federal”, ressaltou. A tendência, para Conrado, é que essa evolução continue, isso porque, nas avaliações mais recentes, o CEFET-MG tem melhorado os conceitos dos cursos avaliados pelo MEC, com cada vez mais cursos com nota máxima, 5. “Outro aspecto que nos permite ser otimistas quanto ao nosso ICG é que ele reflete nossa atuação na pós-graduação, considerando a quantidade e a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado. Ressaltamos que, na última avaliação da Capes (2020), tivemos melhora no conceito da maior parte dos nossos cursos de pós-graduação. E, em 2024, teremos três novos doutorados entrando em funcionamento. Então, acreditamos que ainda teremos boas notícias acerca da evolução dos nossos indicadores nas avaliações do MEC”, conclui o vice-diretor.

Entenda o IGC

Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) considera a média do CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, bem como a média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG