MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

04/04/2024 | Informações sobre o Programa Pé-de-meia e Lançamento de Frequência

Quinta-feira, 4 de abril de 2024

Apontamos algumas informações sobre o Programa Pé-de-meia do governo federal. Conforme explicado em reunião com as chefias das CDE’s, o Pé-de-Meia é “um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público”.

A operacionalização do programa está sendo conduzida pelo MEC e pela Caixa Econômica Federal (abertura de contas). Cabe à escola apenas enviar os dados de todos os estudantes matriculados no ensino médio. No caso do CEFETMG, apenas os dados dos estudantes matriculados no Técnico Integrado foram encaminhados.

Neste primeiro momento são elegíveis os estudantes de 14-24 anos, cadastrados no CadÚnico, membros de famílias beneficiárias do “Programa Bolsa Família”. O estudante pode verificar sua situação nos aplicativos “Jornada do estudante” e “Caixa Tem”, entre outros canais oficiais. Todas as informações estão detalhadas nos links abaixo. Caso os estudantes apresentem dúvidas sobre seus dados escolares ou outras, podem enviar e-mail diretamente para a DDE (dde@cefetmg.br).

https://www.caixa.gov.br/programas-sociais/pe-de-meia/Paginas/default.aspx
https://www.gov.br/mec/pt-br/pe-de-meia

É extremamente necessário o lançamento cotidiano da frequência para que Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) possa enviar relatório mensal ao MEC. Importante registrar que o lançamento da frequência e ausência dos estudantes também é fundamental para o acompanhamento pedagógico, da assistência estudantil e das famílias.

Contamos com a colaboração de todos.