MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

13/03/2024 | Campus Leopoldina completa 37 anos

Quarta-feira, 13 de março de 2024

No dia 13 de março de 1987 foi criada a primeira Unidade de Ensino Descentralizada do CEFET/MG, a UNED Leopoldina (terminologia utilizada na época da criação) . Ali era criada a primeira Unidade no interior. No dia 23 do mesmo mês, aconteceu a aula inaugural dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Mecânica.

O terreno onde foi construída a antiga Escola Parque, que mais tarde deu origem ao CEFET-MG, campus Leopoldina, uma área de 18 mil metros quadrados, foi adquirido pelo Município de Leopoldina no final dos anos 1950, da Chácara do Desengano S/A, e cedido ao Ministério da Educação, quando o titular da Pasta era o leopoldinense Clóvis Salgado.

Com a extinção da Escola Parque em meados dos anos 1960, toda aquela área foi  revertida ao Patrimônio Municipal tendo a Prefeitura transferido para lá todas as suas instalações burocráticas e ainda as instalações da Câmara Municipal de Leopoldina, que funcionou  onde é hoje o auditório.

Em 1986, o governo Federal deflagrou o programa de expansão e melhoria do ensino técnico e, mais uma vez, Leopoldina foi contemplada na área da educação. Mas, para que a implantação de uma escola técnica na cidade saísse do papel e se tornasse realidade foi necessária a tomada de posição decisiva de outro leopoldinense, Alberto Freire de Carvalho, que a partir de 1986 arregaçou as mangas e intermediou muitas conversas, onde foram estabelecidas as negociações para a vinda efetiva do CEFET-MG para Leopoldina.

Mais à frente, o prefeito Osmar Lacerda França (Liliu) decidiu consolidar a presença da escola técnica na cidade e enviou um projeto à Câmara Municipal de Leopoldina que o aprovou por unanimidade dando origem à Lei nº 1913, de 15 de outubro de 1987 doando ao Centro Federal de Educação Tecnológica uma área de 18 mil metros quadrados com todas as instalações que totalizavam na época 2.648,32 metros quadrados de área construída, para implantação do CEFET-MG em Leopoldina.

Atualmente o Campus Leopoldina possui:

  • Cursos Técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática e Mecânica;
  • Cursos Superiores em Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação;
  • Mestrado Profissional em Automação e Sistemas.

Parabéns a todos os servidores e alunos que, de diversas maneiras, deixaram sua contribuição para o enorme crescimento dessa instituição ao longo desses 37 anos.