MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

15/12/2022 | Projeto de Extensão “Minha Tarifa Branca”, do CEFET-MG Leopoldina, é apresentado em Brasília-DF

Quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2022, foi realizado em Brasília-DF, o I Seminário de Empreendedorismo e Inovação na Rede Federal, no auditório do INEP, sendo o último dia realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade como parte da programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Esse Seminário foi a culminância dos 60 projetos selecionados no EDITAL IFES Nº 05/2020 – APOIO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR COM FOCO NA ECONOMIA 4.0.  O CEFET-MG, através do Edital nº 40, de 15 de julho de 2020, selecionou os projetos da Instituição a serem apresentados ao edital do IFES e o Projeto “Minha Tarifa Branca: sistema de apoio à decisão para adesão à Tarifa Branca”, do Campus Leopoldina, sob a coordenação do Professor Luís Augusto Mattos Mendes, foi um dos projetos contemplados nos editais. O objetivo do edital foi o desenvolvimento de tecnologias que permitissem a criação de startups com as soluções desenvolvidas nos projetos.

O Seminário contou com atividades variadas como, por exemplo, palestras, painéis, mesa redonda. Além dessas, o foco principal do evento foi a apresentação dos pitches dos 60 projetos desenvolvidos ao longo dos últimos 2 anos, conforme previsto no edital, para uma banca formada por especialistas e investidores. Pitch é uma apresentação curta, de no máximo 3 minutos, para despertar a atenção de investidores, parceiros ou clientes.

O campus Leopoldina do CEFET-MG se fez presente com o projeto de extensão “Minha Tarifa Branca”, representado pelo professor Ângelo Rocha de Oliveira e pelo aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação Yago Antoniolli Marino. Esse projeto foi um dos 10 escolhidos para serem apresentados no palco principal da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

O Projeto Minha Tarifa Branca consistiu no desenvolvimento de um produto que se caracteriza como um sistema digital que integra hardware calibrado de medição de energia elétrica com um sistema de software para gerenciar todos os dados de consumo. O sistema desenvolvido possibilitará ao usuário acompanhar seu consumo através de um dispositivo que será instalado no quadro geral de energia elétrica da residência ou comércio. A partir daí, o consumidor poderá verificar seus hábitos e, se preciso, ajustar os horários de consumo para que faça a adesão à modalidade tarifária Tarifa Branca, que pode representar uma economia de até 30% em seu orçamento destinado à energia elétrica. Foi investido no Campus Leopoldina por meio desse projeto mais de R$93.000,00 (noventa e três mil reais) em equipamentos e R$130.000,00 (cento e trinta mil reais) em bolsas para os envolvidos. Alunos dos cursos técnicos em Informática e Eletrotécnica e dos cursos superiores de Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação foram envolvidos no desenvolvimento de todas as etapas do projeto, além de diversos servidores da instituição.

Os produtos desenvolvidos, com foco na Tarifa Branca, foram nomeados de Uainergy e maiores informações podem ser verificadas em www.tarifabranca.uainergy.com.br/www.uainergy.com.br/.