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CEFET-MG

30/11/2022 | Plano de Desenvolvimento Institucional do CEFET-MG está aberto à participação

Quarta-feira, 30 de novembro de 2022

O PDI explicita a política da Instituição para um período de cinco anos, traçando objetivos e metas para cumprir sua função social

Está disponível, de 29 de novembro a 5 de dezembro, a consulta pública para participação na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do CEFET-MG (PDI 2023-2027). A consulta é uma das ações para ouvir toda a comunidade com o intuito de construir, de forma democrática, o documento. De acordo com o Ministério da Educação, o PDI é “documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.”

A consulta pública pode ser preenchida por estudantes, técnicos administrativos, professores, trabalhadores terceirizados do CEFET-MG e a comunidade. No formulário, os participantes estruturam suas sugestões para cada capítulo do documento, fazendo referência ao item ou conteúdo que deve ser revisto e a sugestão de melhoria (textual e ou de forma) específica.

O PDI é uma ferramenta de auxílio que subsidia o desenvolvimento do planejamento do CEFET-MG, constitui uma forma de avaliação da Instituição pelos órgãos responsáveis e é um plano para a melhoria e acompanhamento da implementação das ações estratégicas, bem como um instrumento de gestão pública. Por meio dele, busca-se cumprir os objetivos de eficiência, eficácia, efetividade e transparência pública.

Segundo a presidente da comissão do PDI, professora Carolina Riente, o Plano pretende agrupar as contribuições do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que foi construído coletivamente com  a comunidade desde 2020, e do Planejamento Estratégico Institucional (PEI), aprovado no âmbito do Comitê de Governança em outubro de 2022. “O PDI traz uma série de informações institucionais, constituindo-se como um  documento que, para além de uma prestação de contas para o Ministério da Educação (MEC), é um instrumento para a gestão, na medida em que ele agrupa diversas vozes que vêm da comunidade – com a construção do PPI, das diretorias e suas equipes com o PEI –  estabelecendo, assim, um conjunto de objetivos de desenvolvimento para os próximos cinco anos, com metas e indicadores que sejam passíveis de acompanhamento de resultados garantindo, desse modo, uma premissa fundamental da governança pública que é a transparência e a prestação de contas à sociedade”, explica.

FORMULÁRIO

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG