MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

03/10/2022 | Comunidade acadêmica deve estar atenta às eleições institucionais em outubro

Segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Votações acontecem preferencialmente no módulo SIGEleição

Em outubro, o CEFET-MG realiza uma série de eleições para comissões, coordenações, departamentos e congregações. Cada processo eleitoral obedece a regras específicas e a comunidade acadêmica deve estar atenta aos procedimentos para cada uma delas, como constituição de comissões eleitorais locais e forma de votação, que deve ser, preferencialmente, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição).

Confira, abaixo, as informações sobre cada uma delas. Acesse o site da Comissão Eleitoral Central (CEC) e fique por dentro de atualizações sobre as eleições que acontecem dentro do CEFET-MG.

CPPD

A Comissão Eleitoral Central (CELC) publicou o Edital CELC nº 2/2022 sobre a Eleição para a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do CEFET-MG, legislatura 2023-2025.

De acordo com o documento, serão eleitos dois representantes docentes da carreira do Magistério Superior e dois docentes da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

As inscrições das chapas candidatas deverão ser realizadas de 26 de setembro a 10 de outubro, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição – Eleição CPPD e cadastro no módulo Protocolo do SIPAC, conforme orientação do Edital CELC nº 2/2022. A votação será no dia 26 de outubro, das 8h às 20h, pelo módulo Eleição do Sistema Integrado de Gestão (SIGEleição).

Leia o Edital CELC nº 2/2022 e saiba sobre apuração, recursos e outras informações do pleito.

Congregações dos campi

Está disponível o edital que estabelece normas para preenchimento de vagas de representantes nas congregações de campi do CEFET-MG. As eleições, que devem ocorrer em outubro, buscam preencher vagas de titulares e suplentes para o órgão colegiado, que delibera e normatiza atividades de planejamento e gestão em cada campus.

Serão eleitos titulares e suplentes dos seguintes segmentos: um servidor docente de cada Departamento sediado no campus, eleito entre seus pares; e um técnico-administrativo do campus, na proporção de 40% da representação ou, no mínimo, um representante.

O(A) diretor(a) de campus deve designar os membros da comissão eleitoral local, responsável por conduzir todas as etapas do processo. O grupo será formado por um docente, um técnico administrativo e um estudante.

As chapas devem se inscrever de 6 a 10 de outubro e a votação eletrônica será realizada no módulo Eleição do Sistema Integrado de Gestão (SIGEleição), no dia 31 de outubro, das 8h às 20h. Os representantes eleitos exercem um mandato de dois anos, entre 1º de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2025. Conheça mais sobre as congregações de campus e leia atentamente o edital para outras informações.

Coordenação e membros de colegiados de curso

Coordenadores de curso dos três níveis de ensino ofertados pelo CEFET-MG (técnico, graduação e pós) em toda a Instituição devem estar atentos ao processo eleitoral para escolha das coordenações e de membros colegiados, que acontece em outubro.

Cada processo obedece a regras de candidatura e representação específicas, que estão disponíveis na página da Comissão Eleitoral Central (CEC). No caso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e da Graduação, por exemplo, as eleições serão conduzidas por comissão local central constituída por assembleia do departamento. Na Pós-Graduação, cada Programa conta com um regulamento, mas, em geral, o processo é conduzido pelo Colegiado do Curso, esclarece o presidente da CEC, Ulisses Cavalca.

De acordo com o presidente, as votações devem ser realizadas preferencialmente pelo módulo SIGEleições, acessível remotamente a todos os eleitores por meio da internet. Os eleitores devem estar atentos aos prazos e demais procedimentos constantes nos editais das representações a que estão aptos a votar, publicados pelas respectivas comissões eleitorais.

Para capacitar os coordenadores de cursos técnicos e de graduação eleitos, a Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDS) do CEFET-MG vai ofertar um curso de formação, previsto entre os dias 21 e 25 de novembro. Já para coordenadores e secretários de cursos de pós-graduação, a capacitação deve acontecer em dezembro. “Diferente dos anos anteriores, nessa edição teremos a obrigatoriedade de participação dos membros eleitos, com respaldo da Diretoria Geral, e uma parte da carga-horária do curso será destinada a tratar do relacionamento interpessoal, tanto entre servidores, como entre servidores e alunos”, destaca a presidente da EDS, Natália de Oliveira.

Acesse o Regulamento e as informações para eleição da Coordenação e Colegiado de cursos da EPTNM e da GraduaçãoSaiba como solicitar votação pelo módulo SIGEleições.

Chefias de Departamento

Acontecem, em outubro, as eleições para chefias de Departamento em todos os campi do CEFET-MG, legislatura fev. 2023/ jan. 2025. O período está previsto em Resolução do Conselho Diretor.

As eleições podem ser realizadas pelas assembleias departamentais, convocadas para essa finalidade, ou por meio do módulo SIGEleições. Em ambos os casos, é necessária a constituição de comissão eleitoral e cadastro de documentos relativos ao processo no portal SIPAC.

As solicitação para uso do módulo SIGEleição deve ser encaminhada para com-eleicao@cefetmg.br, com, no mínimo, 10 dias de antecedência à votação, prevista no edital do processo eleitoral. O formulário e as instruções de uso da plataforma estão disponíveis no site da Comissão Eleitoral Central (CEC).

A comunicação entre a comissão eleitoral e os membros do Departamento pode ser feita por e-mail ou qualquer outro canal de comunicação adotado no Departamento, desde que prevista no Regulamento Interno da eleição departamental. As normas e os documentos para eleição em Departamento Acadêmicos podem ser consultadas no site da CEC.

Os eleitos devem participar de curso de formação para gestores de departamentos acadêmicos, a ser ofertado entre os dias 21 e 25 de novembro pela Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDS) do CEFET-MG. De acordo com a presidente da Escola, Natália de Oliveira, a participação é obrigatória e parte da carga-horária será destinada a tratar do relacionamento interpessoal, tanto entre servidores, como entre servidores e alunos.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG