MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

03/10/2022 | CEPT aprova Diretrizes para revisão curricular da Educação Profissional

Segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Na quarta-feira (5), live detalha a toda comunidade acadêmica aspectos relativos à revisão curricular pelo YouTube

O Conselho de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) aprovou, nessa quinta-feira (29), as Diretrizes gerais para revisão curricular dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG.

Segundo consta na Deliberação CEPT nº 14/2022, tal revisão curricular se faz necessária tendo em vista os diversos dispositivos legais aprovados nos últimos anos, sobretudo a partir de 2016, que remodelam as políticas públicas educacionais brasileiras e incidem diretamente sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio ofertada pela Instituição. Quaisquer que sejam as mudanças, no entanto, o intuito será de fortalecer a integração entre formação técnica e formação geral, considerando, nas matrizes curriculares das disciplinas e nos projetos pedagógicos de cursos da EPTNM, as demandas sociais, científicas, políticas e profissionais da contemporaneidade.

A proposta aprovada pelo CEPT prevê que as etapas para a revisão curricular se deem de maneira paulatina e com o envolvimento dos diversos segmentos da comunidade acadêmica, imprescindíveis para que o processo de reformulação resulte em documentos institucionais que garantam o acesso a conhecimentos, saberes e competências necessários ao exercício profissional e da cidadania.

Entre as diretrizes aprovadas, dez no total, estão: revisar, até o fim do ano letivo de 2022, os programas das disciplinas da formação geral e da formação técnica; assegurar e fortalecer, nos projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, a integração entre a formação geral e os fundamentos científicos e tecnológicos da área de formação técnica; garantir a realização de práticas profissionais que possibilitem ao estudante o contato com o mundo do trabalho e assegurem a formação teórico-prática intrínseca ao perfil de formação técnica; entre outras.

De acordo com o diretor de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG, professor Sérgio Gomide, a revisão curricular é um importante passo para o aprimoramento e fortalecimento do ensino médio integrado ofertado pela Instituição. “Em um contexto de grandes mudanças na educação básica brasileira, os rumos que as diretrizes sinalizam são uma valiosa oportunidade para empreendermos ações pedagogicamente eficazes, mesmo diante de desafios que, como sabemos, tendem a comprometer importantes pilares da EPTNM, a exemplo do que ocorre com a BNCC. Isso porque as diretrizes indutoras da revisão curricular estão fortemente alinhadas a políticas e documentos institucionais de referência, como o Projeto Pedagógico Institucional e o Plano de Desenvolvimento Institucional. A expectativa é de um trabalho que, além de crítico e reflexivo, possa ser também propositivo e consistente”, afirma Gomide.

Leia a Deliberação CEPT nº 14/2022 e conheça os documentos normativos que embasam a revisão curricular, as dez diretrizes propostas e cada uma das etapas sugeridas, com suas respectivas datas.

DEPT realiza evento para apresentar diretrizes

Na quarta-feira (5), a partir das 18h, a Diretoria de Educação Tecnológica e Profissional (DEPT) realiza live para detalhar as diretrizes para revisão curricular dos cursos da EPTNM, que será transmitida pelo canal do CEFET-MG no YouTube. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica, que poderá interagir com perguntas e sugestões.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG