MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

24/06/2022 | Clube de Cinema Cefetiando colabora com a cultura e aprendizado em Leopoldina

Sexta-feira, 24 de junho de 2022

Projeto de extensão do CEFET-MG realiza sessões quinzenais de exibição e discussão de filmes

Moradores de Leopoldina têm uma nova oportunidade para apreciar a sétima arte e aprender mais sobre a linguagem cinematográfica e temas de relevância social. Como parte do projeto de extensão “Clube de Cinema Cefetiando”, o campus do CEFET-MG na cidade está realizando sessões quinzenais de exibição de filmes seguidas por debates. O projeto tem financiamento da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário da Instituição e é coordenado pelos professores João Felipe de Oliveira e Sabrina Teixeira. Participam, ainda, como colaboradores, outros docentes do Departamento de Formação Geral e os estudantes bolsistas Pedro de Freitas e Mariana da Silva, do curso técnico em Informática.

João Felipe explica que o Clube de Cinema tem como objetivo, além de se constituir em um espaço de diversão e entretenimento, trabalhar com um conjunto de obras que foquem em temas instigantes e tenham reconhecimento crítico e relevância histórica. “Buscamos trabalhar o cinema como uma ferramenta de crítica e análise do mundo moderno e da realidade contemporânea, bem como queremos despertar nos participantes do Clube um interesse mais rigoroso pela linguagem cinematográfica, contribuindo para sua formação enquanto consumidores de produtos audiovisuais”, afirma.

Em sua primeira edição, o Clube apresentou “Expresso do Amanhã”, do diretor sul-coreano Bong Joon-ho. De acordo com o professor, os presentes discutiram como o filme aborda a luta de classes e a ecossustentabilidade. “Mencionamos também como a obra preserva em parte a estética exagerada da graphic novel em que é baseada e como o uso da câmara de mão em alguns momentos do longa contribui para a construção da tensão nas cenas”, detalha. Os encontros seguiram com “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese, e comentários sobre a metalinguagem presente no filme e sua relação com os primórdios do cinema, principalmente os curta-metragens de Georges Méliès. “Destacamos como o plano e o contraplano são utilizados para construir imageticamente a subjetividade do protagonista, e como esta também depende do cromatismo das cenas e da proporção e profundidade dos cenários”.

As sessões são abertas à comunidade externa do CEFET-MG, fato que, para João Felipe, dá aos moradores de Leopoldina e arredores a oportunidade de experienciar o cinema de forma coletiva, já que não há salas de cinema na cidade. O Clube, afirma ele, colabora para a agenda cultural do município e formação dos seus participantes, que têm uma oportunidade de compartilhar suas impressões e reflexões sobre os filmes e ter uma imersão mais densa no universo cinematográfico.

As próximas edições estão previstas para os dias 29 de junho e 13 de julho. “Os próximos filmes ainda estão sendo decididos, mas pretendemos explorar fortes presenças do cinema contemporâneo, como a diretora estadunidense Greta Gerwig e o brasileiro Ary Muritiba, e figuras clássicas e consagradas como Alfred Hitchcock e Orson Welles”, adianta João. O calendário de exibições será publicado no Instagram do projeto e os interessados em acompanhar as sessões podem se inscrever em formulário on-line.

Acompanhe o “Clube de Cinema Cefetiando”.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG