MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

23/06/2022 | CEFET-MG participa de ato pelo desbloqueio do orçamento na Câmara

Quinta-feira, 23 de junho de 2022

Deputados e reitores de instituições federais marcaram presença em ato realizado em Brasília nesta quarta-feira (22)

Ato pelo desbloqueio do orçamento das universidades federais reúne reitores de todo o país

Em 27 de maio, o Ministério da Educação anunciou um bloqueio de 14,5% nas verbas para custeio de despesas nas universidades federais brasileiras. Após mobilizações de estudantes e da comunidade científica e acadêmica, a redução passou a ser de 7,2%, entretanto, houve um corte de 3,6%, percentual que já foi remanejado para outros ministérios.

Para tentar reverter esse quadro, a Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) tem promovido ações junto aos reitores e parlamentares. Nesta quarta-feira (22), a entidade apoiou, em Brasília, um ato pelo desbloqueio total do orçamento das universidades federais em 2022.

Durante seu discurso, o presidente da Associação, professor Marcus David, falou sobre o histórico de reduções no orçamento da educação, que vem se acumulando desde 2016, quando foi aprovada a emenda constitucional conhecida como teto de gastos. Entre 2021 e 2022, os cortes só não inviabilizaram o funcionamento das instituições devido ao trabalho remoto, implementado para combater a pandemia de covid-19.

O diretor-geral do CEFET-MG, Flávio Santos, esteve presente no evento, realizado na Câmara dos Deputados, e vem mantendo contato com vários parlamentares buscando reverter o corte e conscientizando sobre a necessidade de recomposição do orçamento para o ano de 2023, que já acumula perdas de aproximadamente 30% em relação a 2019, segundo o diretor. Nesta quinta-feira (23), o professor participa também da reunião do Conselho Pleno da Andifes; na pauta, às 15h, está o orçamento das instituições federais em 2022 e 2023.

O ato pelo desbloqueio do orçamento das universidades federais está disponível para acesso no canal da Andifes no Youtube.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG, com informações da Andifes