MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

10/03/2022 | Começa em todos os campi distribuição de kit de alimentos agroecológicos

Quinta-feira, 10 de março de 2022

Kits são destinados a alunos do ensino integrado e são parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar

O estudante Gabriel Vitor recebeu o kit no campus Nova Suíça

Estudantes do ensino técnico integrado de todos os campi do CEFET-MG estão recebendo kits de alimentos, em distribuição organizada pela Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (DDE), a partir de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Como explica a professora Carolina Riente, diretora de Desenvolvimento Estudantil, a compra dos kits foi possível graças à Lei nº 13.987/2020, que permitiu que recursos do PNAE fossem utilizados durante o período de pandemia da covid-19 para compra de alimentos para serem distribuídos aos alunos e suas famílias. Uma novidade, no CEFET-MG, foi a compra apenas de produtos de origem orgânica ou agroecológica. “De acordo com a Lei, 30% do valor deste recurso deve ser destinado para adquirir produtos de agricultura familiar”, explica Carolina. “Nós verificamos a possibilidade de comprar direto dos produtores, por meio de Chamada Pública, e resolvemos investir 100% do recurso para isso – cumprindo uma dupla função social do recurso, que é atender aos alunos e suas famílias e também contribuir com a manutenção de famílias de produtores agrícolas”.

Os kits são compostos por arroz, feijão, leite em pó, café, canjiquinha, fubá de milho e suco de uva integral. De acordo com a diretora, todos os produtos são de alta qualidade, pois devem seguir uma série de critérios para entrar no processo de venda para entes governamentais. “São produtos que respeitam uma regionalidade e vão ao encontro do que as nutricionistas apontam como sendo parte relevante do programa de alimentação escolar”.

No campus Nova Suíça, em Belo Horizonte, o estudante de Mecatrônica Gabriel Vitor foi com sua mãe retirar os alimentos. Ele destaca a importância da ação para sustento dos estudantes que não têm condições de arcar com suas despesas. “Achei uma iniciativa muito legal”, conta. “Várias pessoas que estudam aqui, muitas vezes, não têm condição de comprar alimentos. É uma quantidade boa, que pode ajudar a sustentar os alunos”.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG