MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

16/09/2021 | 110 disciplinas práticas e teórico-práticas serão ofertadas presencialmente no CEFET-MG

Quinta-feira, 16 de setembro de 2021

De acordo com a Diretoria de Graduação, dos 23 cursos, 16 terão oferta presencial de disciplinas no segundo semestre, que inicia em 13 de outubro

Consultas aos Colegiados de Cursos, ao Fórum de Coordenadores, ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). Essas ações da Diretoria de Graduação (DIRGRAD) do CEFET-MG foram apenas algumas das medidas adotadas para o planejamento da oferta de disciplinas presenciais para o próximo semestre letivo, que começa no dia 13 de outubro.

De acordo com a diretora de Graduação, professora Danielle Marra, a primeira ação desse planejamento foi uma consulta aos colegiados de cursos, solicitando que fossem elencadas as disciplinas práticas e teórico-práticas que poderiam ser ofertadas presencialmente no segundo semestre letivo de 2021, a partir das orientações do Plano de Retomada das Atividades Presenciais. “Priorizamos as disciplinas que ainda não haviam sido ofertadas no Ensino Remoto Emergencial e aquelas cuja oferta acontece nos últimos períodos dos cursos”, detalha a diretora.

Outro fator determinante no planejamento foi a observação das especificidades e condições locais em cada campus onde existe oferta de cursos de Graduação. Para isso, a DIRGRAD discutiu com Fórum de Coordenadores de Graduação os pontos positivos e os maiores desafios para retomada. “Eles tiveram ampla liberdade para definir se fariam a oferta de disciplinas presenciais e quais disciplinas seriam ofertadas”, relembra da diretora.

Os estudantes também tiveram espaço de diálogo nas decisões da DIRGRAD sobre a oferta de disciplinas presenciais. Os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) foram ouvidos para esclarecimento de dúvidas e para reforçar que o retorno presencial será gradativo, respeitando as condições de biossegurança locais. “A adesão ao retorno presencial será voluntária, ou seja, o aluno poderá decidir se fará a matrícula em uma disciplina com oferta presencial. E, ao longo do semestre, essa disciplina poderá ser trancada a qualquer momento”, reforça Danielle Marra.

Após esse amplo debate, a DIRGRAD definiu que serão ofertas presencialmente disciplinas em 16 dos 23 cursos de graduação do CEFET-MG, totalizando 110 disciplinas. Também poderão acontecer presencialmente atividades de iniciação científica e de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), orientações e bancas.

É mais que um retorno presencial…

“A oferta de disciplinas práticas e teórico-práticas presencial é importante para o processo formativo de nossos alunos, contudo, nesse momento, o retorno presencial das atividades vai além dessa oferta. A prioridade é que sejam restabelecidos os vínculos dos alunos com seus colegas e com os professores”, destaca a diretora de Graduação.

Com essa perspectiva, a DIRGRAD também reforça a importância de encontros, mesmo naquelas disciplinas sem oferta presencial, para esclarecimento de dúvidas, grupos de discussão, práticas demonstrativas etc., sempre respeitando as condições de biossegurança.

A Diretoria de Graduação também traça como prioritário um diálogo constante e aberto com o Fórum de Coordenadores, DCE e Conselho de Graduação para reavaliações constantes.

Atividades presenciais no Campus Leopoldina

A partir de 13 de outubro, além de pontos de atendimento presenciais, várias atividades de ensino, pesquisa e extensão poderão ser executadas na forma presencial no campus Leopoldina, entre elas: orientação de TCC, monografia e dissertação; atividades de cunhos práticos em laboratórios; orientação de iniciação científica e de extensão; acesso ao PET, à Encautech e aos Núcleos; defesas de TCC, monografia e dissertação.

Os cursos de Engenharia em Computação e Engenharia de Controle e Automação oferecerão todas as disciplinas obrigatórias, seja na forma presencial ou remota. As disciplinas presenciais terão seu plano de didático adaptados de forma a atender ao calendário nacional de vacinação para essa faixa etária. Dessa forma as atividades presenciais ocorrerão após a segunda dose da vacina. Os coordenadores de curso ainda estudam formas de oferecer outras atividades presenciais como monitoria e suporte a alunos com dificuldade de acesso às aulas remotas.

Para os cursos técnicos, a DEPT também deu autonomia para que as Coordenações de cursos definam sobre a oferta de atividades presenciais. A princípio, todas as aulas serão mantidas no formato remoto. A partir de outubro serão planejadas atividades presenciais pontuais que buscam resgatar o vínculo afetivo, tanto com a instituição quanto com os colegas. Essas atividades também têm como objetivo minimizar a falta de acesso aos equipamentos e laboratórios, característica marcante na formação dos cursos técnicos.

Saiba mais

Retorno às atividades presenciais de pesquisa e pós-graduação do CEFET-MG será gradual
Diretorias de ensino vão aos campi do CEFET-MG para discutir retorno presencial