MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

03/09/2021 | Assistência Estudantil cria página para troca de experiências e acolhimento

Sexta-feira, 3 de setembro de 2021

No mês de prevenção ao suicídio, Coordenação do Programa de Assistência Estudantil estimula interação entre os estudantes e oferece canais de apoio psicológico

No Brasil, são registrados todos os anos mais de 13 mil suicídios. No mundo, passa de um milhão. Cada vez mais, essa realidade está presente entre os jovens. As causas ligadas ao autoextermínio são depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. Os dados são da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

As duas entidades organizam, todos os anos, a campanha Setembro Amarelo, que busca prevenir o suicídio. Para contribuir com esse movimento, a Coordenação do Programa de Assistência Estudantil do CEFET-MG criou uma página de compartilhamentos de experiências pessoais dos estudantes: “Setembro Amarelo – O que faz você feliz? Pandemia, isolamento, ERE… Tá tenso, né? Conte para nós o que te ajuda a relaxar e a lidar com essas situações”.

De acordo com a psicóloga Maiara Patrícia, do campus Nova Suíça (BH), a ideia do site é gerar uma rede de apoio. “A página está organizada em forma de linha do tempo e visa disponibilizar aos estudantes um espaço de interação, onde possam compartilhar com os colegas sobre as atividades de lazer e relaxamento que os têm ajudado durante esse tempo de grande ansiedade e incertezas”, destaca.

Qualquer estudante pode contribuir com a página, que não exige login para postagem de conteúdo. No site, estão disponíveis, também, os contatos das coordenações de política estudantil de todos os campi do CEFET-MG, para atendimentos com os psicólogos da Instituição.

Acesse, contribua com a página e conheça os canais institucionais que oferecem suporte psicológico aos estudantes.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG