MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

15/06/2021 | Equipe de competição Monkeys Aerospace se classifica na Olimpíada Brasileira de Satélites

Terça-feira, 15 de junho de 2021

A equipe Monkeys Aerospace, do CEFET-MG, Campus Leopoldina, classificou-se na primeira fase da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo da olimpíada é proporcionar aos estudantes e professores de todo o Brasil, experiências teóricas e práticas em projetos de pequenos satélites conhecidos como cubesat ou cansat, a depender do formato. Além disso, contribui para difundir a cultura aeroespacial nas instituições brasileiras nos níveis médio, técnico profissionalizante e universitário. A competição é realizada em cinco fases e a primeira consistiu na submissão de projetos para resolução  de problemas socialmente relevantes utilizando os pequenos satélites.

A equipe, em sua estreia em competições, submeteu dois projetos que ficaram entre os nove melhores no estado de Minas Gerais. O primeiro consiste na criação de um cubesat destinado ao monitoramento de áreas urbanas, em busca de irregularidades, como lotes clandestinos, venda de terrenos ilegais, desmatamento ilegal e monitoramento em geral de áreas destinadas a preservação ambiental e indígena.  O segundo, por sua vez, objetiva o desenvolvimento de um cubesat para o monitoramento de barragens de rejeitos de minérios e resíduos industriais na região de Minas Gerais, visando prevenir acidentes ambientais, danos sociais e econômicos, além de contribuir com o poder público nas fiscalizações e auxiliar as empresas mineradoras na manutenção das estruturas.

Equipe Monkeys Aerospace

A equipe Monkeys Aerospace é formada por alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação e é composta por: Diego Miguel Castro Martins, Douglas Rubim Sabino, Gabriel Miguel Castro Martins. Marcela Gomes Pinheiro, Mariana de Moura Cunha Coelho, Paulo César Barros Rodrigues, Rodolfo Lopes Dutra, Túlio Santos Resende, sob a orientação do Professor Josué Lima.

O intuito da equipe é desenvolver satélites didáticos e assim participar de competições no Brasil e no exterior. Além disso, busca contribuir com pesquisas na área aeroespacial e desenvolver projetos de extensão envolvendo a comunidade na região.

O nome da equipe foi escolhido em homenagem aos inúmeros macacos da espécie sagui, que habitam o Campus Leopoldina.

Você pode acompanhar a equipe no perfil do Instagram @monkeysaerospace.