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CEFET-MG

10/03/2021 | Pesquisa sobre ensino remoto pode traçar novos rumos no CEFET-MG

Quarta-feira, 10 de março de 2021

Comissão disponibiliza questionário para alunos, docentes e coordenadores de curso da graduação; objetivo é mapear dados sobre seis eixos e revisar normas do ERE

 

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) levou professores e estudantes a testar outras ferramentas de ensino-aprendizagem. Por ser uma metodologia bastante nova, e cheia de desafios, o acompanhamento desse processo, de perto, tem sido uma preocupação constante da Diretoria de Graduação do CEFET-MG.

Para realizar essa tarefa, uma comissão foi nomeada em setembro de 2020 para elaborar um protocolo de coleta e sistematização de informações relativas ao ensino remoto na graduação. “Tendo em vista as diversas alterações que foram necessárias no processo de ensino aprendizagem e no sistema avaliativo, é de suma importância realizar esse trabalho, que visa mapear diferentes fatores envolvidos nessa dinâmica complexa de ensino em tempos de pandemia”, destaca a presidente da comissão, Giani David Silva.

De acordo com a professora, a primeira parte do trabalho, a elaboração de um protocolo de coleta de informações, já foi finalizada. A partir de agora, questionários estão disponíveis para serem respondidos, on-line, por alunos, docentes e coordenadores dos cursos de graduação do CEFET-MG. O prazo para preenchimento começa nesta quarta (10) e vai até o dia 24 de março.

Paralelamente, dados serão coletados em setores estratégicos da Instituição, como Registro Escolar (aprovações, reprovações e trancamentos), coordenações (desempenho dos estudantes nas avaliações), diretorias dos campi (empréstimo de computadores), Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (bolsas de inclusão digital e pacote de dados) e Coordenações de Assuntos Estudantis.

Basicamente, serão monitorados e avaliados indicadores em seis eixos: condições de infraestrutura; processos de ensino-aprendizagem e de avaliação; desempenho dos estudantes; gestão e apoio ao ensino; condições de trabalho; e percepção dos estudantes.  Ao final, os dados levantados serão analisados pela comissão e um relatório será gerado e apresentado à comunidade acadêmica e ao Conselho de Graduação, para subsidiar a revisão de normas e resoluções aplicadas ao ERE.

Mais

Se você é aluno, docente ou coordenador de curso da graduação, participe da pesquisa até 24 de março.  O seu retorno pode dar novos rumos para o ensino remoto no CEFET-MG!

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG