MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

16/08/2020 | Confira as plataformas utilizadas no Ensino Remoto Emergencial e tutoriais de acesso

Domingo, 16 de agosto de 2020

SIGAA Turma Virtual

Plataforma principal. Sistema de integração e ponto de contato central com o aluno. Recomenda-se a divulgação do plano de ensino, material didático, cronogramas, tópicos e demais funcionalidades necessárias para o direcionamento do aluno no período do ERE. Nele deve disponibilizado os links de acessos e instruções quando outras plataformas externas forem utilizadas, independente de serem institucionais ou não.

Acesso ao SIGAA: https://sig.cefetmg.br/sigaa
Login via Identificação Única (IU)


AVA Moodle

Plataforma opcional para apoio do Ensino Remoto Emergencial. Dependendo da demanda, pode prover funcionalidades específicas mais avançadas. Quando utilizado, o link da disciplina deverá ser cadastrado no SIGAA Turma Virtual com as devidas instruções. O professor fica responsável por criar a disciplina e convidar os alunos para o Moodle. Ele deve transferir notas e outras informações obrigatórias para o SIGAA, sistema acadêmico oficial da instituição.

Acesso ao AVA Moodle: https://ava.cefetmg.br
Login via Identificação Única (IU)


Microsoft Teams

Plataforma sugerida para aulas síncronas (sala ao vivo). A Microsoft fornece às instituições de ensino como o CEFET-MG licenças educacionais que permite a expansão dos limites dos recursos da solução gratuita convencional. A partir dessas licenças, o limite de participantes em cada reunião/sala é 250 e o limite de duração para a gravação da aula é de acordo com o espaço livre do One Drive do docente (capacidade total de 1TB). O professor é responsável por criar as Equipes (Salas) e convidar os alunos. A ferramenta permite a gravação da aula ao vivo (síncrona), porém, para permitir ao aluno acesso à gravação a qualquer momento, o professor deve baixar e disponibilizar o vídeo no video@RNP.

Acesso para alunos: A participação nas aulas se dará a partir de convite por e-mail realizado pelo docente. As instruções, bem como os agendamentos, devem ser registrados no SIGAA Turma Virtual.
Confira o manual de acesso ao Microsoft Teams.


Outras plataformas

Será permitido o uso de outras plataformas, sendo de responsabilidade do professor a sua configuração e disponibilização aos alunos. Os links de acesso e instruções devem ser cadastrados no SIGAA Turma Virtual.