MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

25/06/2020 | CEFET-MG discute alternativas para ensino no período de isolamento social

Quinta-feira, 25 de junho de 2020

Modelos, porém, deverão garantir que todos os alunos da Instituição tenham condições de acesso às tecnologias para o estudo a distância

Os Colegiados de Cursos e os Departamentos do CEFET-MG se reuniram ao longo da última e desta semana para discutir a possível adoção de metodologias híbridas para os cursos presenciais do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação, que permitam alternar ações presenciais e interações em ambientes virtuais de aprendizagem. Tal perspectiva se faz necessária uma vez que as aulas presenciais foram suspensas em 15 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), e não há expectativa, pelo menos por ora, para o fim do isolamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas autoridades de saúde do Brasil.

Em memorando emitido pela Diretoria Geral e pelas Diretorias de Educação Profissional e Tecnológica (Dept), de Graduação (Dirgrad) e de Pesquisa e Pós-Graduação, lê-se que a discussão pelos órgãos da Instituição tem como cenário a atual impossibilidade de normalização das atividades presenciais. “É urgente pensar em medidas concretas para a manutenção de ações de ensino capazes de garantir o engajamento e o vínculo dos estudantes com a Instituição e de minimizar os impactos das medidas de enfrentamento à pandemia sobre os processos de aprendizagem e sobre a suspensão do calendário acadêmico”.

Nesse sentido, as Diretorias Geral e de Ensino enxergam como inevitável a adoção de estratégias e metodologias híbridas. Essas ações, no entanto, deverão considerar a garantia de que todos os alunos da Instituição tenham condições de acesso às tecnologias necessárias para o estudo a distância, com a ampliação de mecanismos de assistência estudantil e a implementação de um programa de inclusão digital. Deverão considerar também a definição de conteúdos e componentes curriculares passíveis de serem ofertados remotamente; a elaboração de um programa de capacitação de docentes, voltado para práticas de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem; e a revisão e flexibilização das Normas Acadêmicas durante o período de restrições impostas pela pandemia.

As reuniões dos Colegiados de Cursos e dos Departamentos atenderam a um pedido da Diretoria Geral e buscaram subsidiar a deliberação dos Conselhos Superiores. Nesta quinta-feira, 25, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) se reuniu para debater e decidir sobre a adoção do Ensino Remoto Emergencial, em caráter temporário e excepcional, mas a proposta foi reprovada pelo Conselho, por 8 votos a 7.

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG