MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

23/04/2020 | Tempo de Repensar

Quinta-feira, 23 de abril de 2020

cartaz.pub.site cefetHá algum tempo escrevi um texto falando do nosso medo de ser avaliado (Desabafo)…
Medo para quê? Somos avaliados no dia a dia, o tempo todo.
Hoje, nosso maior medo é de não poder ser mais avaliado. Para isto temos que assumir posturas diferentes, mudar nossas rotinas e nos isolar dentro de casa. Mas ainda estamos sendo avaliados por nós mesmos, por quem está dividindo o espaço conosco e até por quem nos acompanha pelas redes sociais.
O medo é tanto que nos escondemos por trás das redes sociais e esquecemos o valor e o calor do olho no olho. Esquecemos como é bom tocar e ser tocado. Como é bom ver o sorriso no rosto de quem amamos e receber um abraço de urso daquele amigo tão querido ou ouvir “eu te amo”.
Por falar em redes sociais, encontramos tantos posts…. São tantas opiniões… São tantas incertezas…. Já são mais de 30 dias isolados. Medos e incertezas nos rodeiam. Não sabemos quanto tempo mais, mas sabemos que temos que criar uma nova rotina para que não fiquemos perdidos no tempo e no espaço. Difícil essa mudança. Mudar é difícil; crescer é difícil. Causa dor, mas somos forçados a isso. Temos que viver e não apenas sobreviver.
Há muitas regras e metodologias, mas se esquecem de levar em conta o individualismo. Podemos ser iguais em direitos, mas diferentes enquanto indivíduos, por isso temos que olhar para dentro de nós e encontrar nossas regras e nossas metodologias.
Tentei fazer seriamente um curso de francês online durante este período. Eu não consigo estudar desta forma, pois sou do tipo que gosta do cara a cara, mas continuo tentando, pois a professora tem uma metodologia maravilhosa e me fez continuar.
Cada um de nós precisa de determinada situação para que o aprendizado aconteça. Como sempre é explicado aos estudantes que são atendidos pela Coordenação Pedagógica, primeiro monta-se um roteiro, um cronograma, distribuindo todas as suas obrigações (direitos e deveres). A rotina requer prática. No início é difícil, mas a prática leva à perfeição.
Há alguns dias, a Pedagoga Regina, da Unidade de Curvelo do CEFET/MG, divulgou algumas orientações que todos deveríamos seguir, pois reafirmam o que a Coordenação Pedagógica da Unidade de Leopoldina do CEFET/MG trabalha com todos os estudantes que acompanha. Durante este período de isolamento social, devemos nos reorganizar: Dividir nosso tempo entre descansar, se alimentar, cuidar do lazer e manter o corpo e mente saudáveis e aí sim manter uma rotina de estudos no local mais adequado, pois não temos ideia de quanto tempo ainda teremos que ficar nesta ”quarentena”. Pode demorar um pouco para se acostumar, mas ….
Ah, se sobrar um tempinho, leiam livros interessantes, vejam filmes legais e até façam um curso online, há vários sendo oferecidos até de graça. Sempre vale aprender e crescer.

Autora: Vera Marcia Minelli – Coordenação Pedagógica
Revisão: Glaucia Maria Nascimento Costa de Oliveira

Abril de 2020