MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

31/03/2020 | Saúde mental dos estudantes durante o isolamento social

Terça-feira, 31 de março de 2020

Vivemos um momento diferente, uma situação inédita que nos foi apresentada como um assalto em nossa vida cotidiana. No último dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a infecção viral causada pelo COVID-19 assumia o status de pandemia. Seu caráter global passou a demandar que todos os países e governantes estejam alertas diante dos riscos de contaminação, em grande escala, das populações e sobrecarga de seus sistemas de saúde e proteção social.

Em fevereiro de 2020, foi registrado o primeiro caso no Brasil. Diante do risco iminente de propagação da doença em todo o território nacional, as autoridades de saúde orientaram o isolamento social como uma importante medida profilática.

No cumprimento dessas determinações, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), também suspendeu suas atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

A respeito da saúde mental, o isolamento social é considerado, em si mesmo, um fator de risco ou de agravamento para os distúrbios e adoecimentos de natureza psicológica. Diante desse cenário de incertezas e quarentena, a Coordenação de Política Estudantil (CPE), do campus Leopoldina, vem contribuir com informações para o cuidado de uma boa saúde mental e o manejo necessário para a gestão saudável dessa nova rotina, em seu espaço de confinamento e na dinâmica dos relacionamentos interpessoais.

O período da juventude traz consigo transformações e apresenta aos estudantes certo nível de instabilidade frente às mudanças biopsicossociais e desafios escolares experimentados. Nesse contexto, a interrupção das atividades e do planejamento acadêmico podem ser assumidos como um fator de agravo para os quadros de ansiedade e episódios depressivos, entre outros.

É esperado que todas e todos estejamos ansiosos e apreensivos nesse momento, essa é uma reação natural por “busca de segurança”, contudo, procure observar-se. Não podemos controlar tudo. A ansiedade provoca distorções em nossos pensamentos. Evite centrar a sua “imagem mental” em cenários catastróficos. A pandemia e o impacto econômico mundial estão acima do nosso controle. Não é possível controlar a atitude das outras pessoas. Foque naquilo que realmente está sob o seu verdadeiro cuidado. Seja paciente, exija menos de si mesmo e dos outros. Valorize os bons momentos e resgate o cuidado social para com aqueles ao seu redor. O distanciamento físico não é sinônimo de distanciamento afetivo.

Use a tecnologia a seu favor. Acesse informações de fontes confiáveis. Questione quando estiver em dúvida. Pesquise em órgãos oficiais de imprensa. Não propague conteúdo alarmista apenas pelo hábito de distribuir informações. As fake news também contribuem para o sentimento de incertezas e insegurança, além de funcionarem como gatilho para os estados de ansiedade. Não esteja o tempo todo conectado ou capturado por uma tela.

Cuide da mente e do corpo. Higienize as mãos e evite o seu contato com o rosto. Evite alimentação indigesta e excessiva. Não faça uso de medicação sem prescrição médica, evite o consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas como estratégia diante dos momentos mais desafiadores. Não esqueça de beber água em abundância e, sempre que possível, faça atividades físicas e exercícios de relaxamento. Sinta sua respiração!

Busque manter uma rotina ativa em seus afazeres. Nesse período, é recomendável que o estudante mantenha uma organização diária, com horários regulares para acordar/dormir, fazer as refeições, realizar as atividades acadêmicas e exercitar o corpo. Mesmo no espaço de isolamento, tenha tempo para o lazer. Jogos de tabuleiro, literatura e filmes com temáticas inspiradoras e positivas são boas dicas.

Sim! Você vai usar parte do tempo para interagir nas redes virtuais, mas, sobretudo, reserve um momento para estar com aqueles que habitam a mesma residência. Enfim, fortaleça seus vínculos e cultive as relações na construção de momentos prazerosos. Vamos fazer desse período tão desafiador uma grande oportunidade para ampliar os sentidos de nossa existência! Se precisar, nós da Coordenação de Política Estudantil estaremos por aqui.

Saúde e avante!

Eduardo Rocha Benini | Psicólogo
Camila Gonçalves Guimarães | Assistente Social

COORDENAÇÃO DE POLÍTICA ESTUDANTIL | CPE
cpe@leopoldina.cefetmg.br