MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

12/02/2019 | Seleção de Bolsista PIBIC – FAPEMIG

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O Professor José Geraldo Ribeiro Júnior está selecionando dois bolsistas da graduação (a partir do 3º período)  para trabalhar nos projetos: “Uso De Redes De Sensores Sem Fio Na Automação Da Alimentação E No Monitoramento Das Variáveis De Ambiente Aplicados Na Piscicultura” e “Sistema Supervisório para Controle Centralizado de Aparelhos de Ar Condicionado”.

Os alunos interessados deverão entrar em contato com o professor até o dia 15/02/2019 via e-mail “junior@cefetmg.br” ou pessoalmente.

A documentação necessária para o bolsista pode ser encontrada no Edital 82/2018.

Bolsa: 01 de março de 2019 a 28 de fevereiro de 2019.
Valor da bolsa: R$ 400,00 mensais.

Resumo dos Projetos

Uso De Redes De Sensores Sem Fio Na Automação Da Alimentação E No Monitoramento Das Variáveis De Ambiente Aplicados Na Piscicultura

Conforme um estudo da AAQUIPAM (Associação de Aquicultores de Patrocínio de Muriaé) existem, só nas proximidades da região de Leopoldina, mais 350 produtores que atuam na piscicultura, prevalecendo pequenos criatórios, com média de 2 a 3 hectares cada. Apesar do Brasil apresentar uma produção diversificada de peixes há maior predominância de tilápias do rio Nilo em relação aos demais cardumes na região Sudeste. Outro fator motivador para o projeto é que o campo experimental da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), localizado em Leopoldina, conta com pesquisadores especializados na criação de tilápias. Desde 2016 existe uma parceria entre o CEFET-MG e a EPAMIG no sentido de desenvolver uma tecnologia para automatizar o sistema de alimentação dos peixes, associado ao monitoramento de medidas de controle de fatores do ambiente como temperatura, pH da água, entre outros. Visando dar continuidade na parceria, este projeto tem como foco o uso de RSSF (Redes de Sensores Sem Fio) na automação do controle da alimentação e monitoramento do crescimento, aplicado na piscicultura. Uma vez que na fase atual do projeto utiliza-se apenas o padrão IEEE 802.11 (Wifi), pretende-se fazer uso de outras tecnologias sem fio de forma que se possa criar novas possibilidades de aplicação de acordo com a distribuição de tanques, por exemplo, ou com a possibilidade de ter, ou não, energia em algum local mais afastado. Para isso pretende-se testar novos padrões como BLE (Bluetooth Low Power), RFId, ZigBee e LoRA. Espera-se que ao final da fase de testes seja possível apontar indicadores para a utilização de um padrão específico de acordo com as características reais do ambiente.

Requisitos: bons conhecimentos de Programação e Banco de dados. Conhecimento básico de Redes e de Eletrônica.

Sistema Supervisório para Controle Centralizado de Aparelhos de Ar Condicionado

Com o grande número de aparelhos de ar condicionado, em todos os tipos de instituições, faz-se necessária a gestão destes equipamentos, tanto no que se refere ao controle de uso, quanto no acompanhamento de consumo, controle de limpeza, garantia e peças, entre outros. Ambientes coletivos, como salas de aulas ou gabinetes de trabalho, tornam complexas algumas tarefas simples como a disponibilização do controle remoto ou a gerência do funcionamento, fazendo que em alguns momentos os aparelhos funcionem por horas mesmo com o ambiente vazio. Assim como acontece em várias empresas, esse é um cenário comum no dia-a-dia do CEFET-MG. Este projeto, que iniciou em 2017 com o desenvolvimento de nós para comunicação com os aparelhos de ar condicionado, tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema supervisório para o controle dos aparelhos de ar condicionado (por meio de nós de rede), possibilitando, além de interagir com todos os aparelhos da instituição (com controle de acesso), integrar o funcionamento destes equipamentos de acordo com as características ou com a rotina do ambiente. Na primeira etapa foram desenvolcidos os nós fazem a interação com os aparelhos de ar condicionado, considerando os vários modelos e fabricantes, quem nem sempre utilizam os mesmos protocolos de comunicação. Nesta etapa pretende-se criar uma interface para interação por meio de dispositivos móveis, além de gerar um sistema supervisório com um banco de dados, a fim de obter estatísticas de funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, além do controle centralizado. Para isso serão utilizados conceitos de Automação e Internet das Coisas.

Requisitos: bons conhecimentos de Programação e Banco de dados. Conhecimento básico de Redes e de Eletrônica.