MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

15/01/2018 – Pesquisa de Leopoldina sobre fake news representa CEFET-MG na Febrace

Terça-feira, 15 de janeiro de 2019

De 19 a 21 de março, os alunos Antony Leme e Davi Guerra e o professor Samuel Basílio, do CEFET-MG, campus Leopoldina, vão estar na Universidade de São Paulo (USP) para mais uma edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Isso porque outra pesquisa deles, pelo segundo ano consecutivo, foi selecionada pelo evento e está entre os projetos finalistas da Feira em 2019.

“Ferramenta para identificação e classificação de fake news na web”, que contou ainda com a participação do professor João Gabriel Rocha como coorientador, teve como objetivo desenvolver uma ferramenta que, a partir da análise dos metadados (códigos dos sites) de uma publicação on-line, fosse capaz de identificar e classificar uma notícia como falsa ou não. De acordo com Samuel Basílio, analisando esses metadados, são separados alguns pontos que vão indicar se uma notícia é falsa ou não, como, por exemplo, a presença ou não de autor, formato do título, reaparecimento da notícia na Web, posição da página no Google. “A partir desses atributos criamos um modelo matemático que representa a probabilidade de a notícia ser ou não falsa”, explica.

Ainda segundo o professor, a pesquisa é de grande importância no contexto social atual, em que as tecnologias digitais têm se tornado decisivas no processo de informação da população. “Apesar de haver grandes plataformas de informação, cada vez mais o cidadão tem procurado fontes alternativas para informação, talvez por medo de ser influenciado, ou simplesmente pela facilidade de buscar conteúdo a partir de outras fontes. “Contudo, esse comportamento acaba deixando as massas ainda mais vulneráveis à falsas informações”, acredita.

Febrace de novo

Em 2018, o trio Antony, Davi e Samuel, alunos e orientador, teve a primeira pesquisa selecionada para a Febrace: Realidade aumentada como terapia espelho no tratamento Pós-AVC. Agora, eles têm novamente a oportunidade de participar da Feira, com um novo trabalho selecionado. Para o professor Samuel Basílio, “é sempre muito gratificante ver o reconhecimento do trabalho ao ser selecionado para a mostra final entre tantos trabalhos submetidos; a experiência da Febrace é realmente incrível”, disse.

Ao todo, o CEFET-MG teve dez trabalhos selecionados para a Febrace 2019.