05/02/2025 | Novos gestores tomam posse e destacam manutenção da ética e busca pela qualidade
Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
Ex-Diretor do campus Divinópolis, professor Emerson Costa; diretor do campus Leopoldina, professor José Geraldo Júnior, e a diretora-geral, professora Carla Chamon, discursaram na cerimônia

Na noite dessa segunda-feira (3), tomaram posse os novos diretores e diretores-adjuntos dos campi do CEFET-MG. A cerimônia aconteceu no auditório do campus Nova Gameleira e contou com a presença dos novos gestores, dos que deixaram os cargos, além de servidores e familiares.
A diretora-geral, professora Carla Chamon, destacou que o resultado da eleição reflete o reconhecimento da comunidade na capacidade de os diretores e diretoras assumirem a responsabilidade da administração. Carla fez uma menção especial às diretoras e diretoras-adjuntas e marcou “a importância da liderança feminina, por concretizar e veicular uma mensagem de referência para outras mulheres, desnaturalizando o poder como espaço masculino”. A professora fez menção também aos desafios que estão sendo enfrentados, como o orçamento deficitário, a falta de recomposição do quadro de servidores e desinformação, inclusive, em relação às instituições federais de ensino e seu papel na sociedade.
O diretor do campus Divinópolis, professor Emerson de Sousa Costa, em nome dos diretores que estão transmitindo o cargo, teve a palavra e destacou a missão assumida, de grande responsabilidade e complexidade, tendo em vista, inclusive, o período de pandemia de Covid-19 e do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apesar dos grandes desafios, Emerson lembrou a importância de vários passos importantes, como a promoção da inclusão no CEFET-MG, com a implantação do Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (Naapi). “Deixamos as diretorias de campus com a certeza de que nossos campi continuarão a ser referência em educação e serviço público”, afirmou.
O diretor do campus Leopoldina, professor José Geraldo Júnior, discursou representando os novos diretores empossados ou reconduzidos ao cargo e relatou que o momento de transição vem com grandes desafios, porém com a manutenção da ética, da transparência, da inclusão e da busca pela qualidade. O professor fez questão de destacar a importância dos estudantes e dos servidores para a construção do trabalho realizado nos campi. “Somos uma única instituição e é através do diálogo, da colaboração e do respeito às diversidades regionais que vamos alcançar nossos objetivos. Cada campus tem suas particularidades e potencialidades, e é isso que nos torna tão fortes. A integração não é só uma necessidade administrativa, é uma oportunidade de compartilharmos experiências, boas práticas e, principalmente, de fortalecer o sentimento de pertencimento ao CEFET-MG”, avaliou.
Conheça os novos diretores e adjuntos
Araxá: profa. Renata Calciolari e técnico-administrativo José Afonso Neto
Belo Horizonte – campus Nova Gameleira: profa. Andréia Santos e técnico-administrativo Marcus Lins de Oliveira
Belo Horizonte – campus Nova Suíça: profa. Cláudia França e técnica-administrativa Ana Paula Generoso
Contagem: prof. Gustavo Lima e técnica-administrativa Luana Braga
Curvelo: prof. Aniel Costa Lima e técnica-administrativa Fernanda Sales
Divinópolis: prof. Eduardo Habib e técnico-administrativo Oscar de Souza
Leopoldina: prof. José Geraldo Ribeiro Júnior e prof. Douglas Martins
Nepomuceno: prof. Israel Mendes e técnica-administrativa Anelise Dessimoni
Timóteo: prof. Valmir Dias Luiz e técnico-administrativo Alexandre Pereira da Silva
Varginha: prof. André Monticelli e prof. Wagner Marinho
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – Secom / CEFET-MG