18/09/2023 | Grupos de arte e cultura nos campi são oportunidade para comunidade escolar
Segunda-feira, 18 de setembro de 2023
Formalização de novos grupos acontece de maneira contínua na Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário
Em dezembro de 2020, o CEFET-MG regulamentou os grupos de arte e cultura e as manifestações artístico-culturais produzidas e difundidas por eles nas comunidades que estão no entorno dos campi da Instituição. É teatro, música, audiovisual, leitura, escrita, folclore e muito mais para valorizar a diversidade cultural e regional brasileira e democratizar ações e bens culturais nessas comunidades.
Atualmente, o CEFET-MG conta com 13 grupos formalizados, mas a formalização de novos grupos acontece de forma contínua na Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) (sabia como no QR Code nesta página), podendo participar professores, técnicos administrativos, estudantes de todos os níveis de ensino e comunidade externa.
Para a coordenadora de Arte e Cultura, professora Yara Augusto, participar de um grupo de arte e cultura representa uma oportunidade de sensibilização, aprendizado, vivência criativa, fruição da arte e de maior conscientização acerca da importância da preservação do patrimônio e da valorização da cultura. “Nos grupos de arte e cultura, o contato com a arte e a interação com outras culturas expande olhares, perspectivas críticas, sendo capaz de provocar questionamentos metafísicos ou de caráter pessoal e íntimo”, afirma.
De música a transporte
O professor Weider Rodrigues, de Varginha, coordena e participa de um grupo de arte e cultura no campus, a Banda Ironia, que toca clássicos do rock nacional e internacional. “A banda existe desde 2017 e realiza apresentações em festivais de música, como o Cefestival, e ensaia semanalmente por duas horas”, conta.
A fotografia é uma das manifestações artístico-culturais utilizadas pelo Grupo de Arte Ambiental, ou Amb-Art, para “promover a Educação Ambiental e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) a partir de diferentes formas de arte”, explica o coordenador do grupo, professor Josimar de Souza. O docente conta que o grupo atualmente conta com 22 integrantes, entre docentes, colaboradores de outras instituições federais (Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Estadual de Goiás) e estudantes do ensino médio do CEFET-MG e de outras escolas de Minas Gerais
A mesma diversidade de participantes é observada no grupo Arte, Tecnologia e Transporte, do campus Nova Suíça (BH). Segundo a coordenadora, professora Anna Carolina Pereira, a arte, a tecnologia e os transportes estão na vida de todos nós. “Ao caminhar e ao estar dentro de um carro ou ônibus, pode-se observar as intervenções artísticas, tais como, grafites e esculturas, em espaços públicos urbanos e em locais espalhados por toda a cidade. Portanto, o ARTT busca investigar de que maneira a interação entre arte e tecnologia afeta e/ou interfere no sujeito que circula nesses transportes e locais relacionados”, explica.