MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

20/07/2022 | CEFET-MG recebe professor de Universidade de Coimbra para firmar novas parcerias

Quarta-feira, 20 de julho de 2022

Oportunidades de doutorado vão beneficiar, inicialmente, técnicos administrativos e docentes das áreas relacionadas à Informática

Parcerias que oportunizem a capacitação de servidores do CEFET-MG em Portugal foram o tema da reunião realizada entre a diretoria da Instituição e o professor catedrático da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, Marcos Vieira, realizada na manhã da última terça-feira (19).

O professor, que integra o Departamento de Engenharia Informática, destacou a importância da retomada do diálogo com o CEFET-MG, que resultará, inicialmente, na oferta de vagas de doutorado para técnicos administrativos e docentes, e de pós-doutorado para docentes, em áreas ligadas à Informática na UC.

Marcos Vieira relatou a parceria exitosa com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que seleciona e apoia servidores para qualificação em Portugal. Os doutorandos participam da pós-graduação de forma remota e recebem auxílio financeiro para permanecer 45 dias na Europa complementando os estudos. A equipe da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) já trabalha na atualização do acordo com a universidade portuguesa, que deve seguir modelo parecido com o desenvolvido no IFRN.

O diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, afirmou que a Instituição recebe a retomada da parceria de “abraços abertos”. “Portugal é um dos principais países em que realizamos intercâmbios de estudantes e servidores e o reestabelecimento do diálogo com a Universidade de Coimbra, é mais uma possibilidade de qualificar a nossa comunidade acadêmica”, ressalta. O diretor-geral relatou também a experiência do CEFET-MG de cooperação e dupla diplomação com a Universidade de Bragança, que pode servir de modelo para futuros acordos com a IC.

Para ampliar a oferta de oportunidades, o professor Marcos Vieira se dispôs a fazer a interlocução entre o CEFET-MG e as demais faculdades da universidade para promover a capacitação de servidores de diferentes saberes. A UC possui faculdades de Letras; Direito; Psicologia e de Ciências da Educação; Investigação Interdisciplinar, entre outras.

Participaram do encontro a vice-diretora do CEFET-MG, professora Celeste Costa; a diretora de Graduação, professora Danielle Marra; o diretor-adjunto de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, professor Ulisses Cotta Cavalca; a secretária de Relações Internacionais (SRI), professora Cristina de Carvalho; a coordenadora de Fomento à Internacionalização da SRI, Marlúcia Dias Alves e a coordenadora do curso de Engenharia de Computação (BH), professora Daniela Cascini.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG