MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

19/07/2021 | Alunos do Campus Leopoldina conquistam 3o lugar na I Olimpíada da Energia Brasileira

Segunda-feira, 19 de julho de 2021

Entre os dias, 23 de junho e 14 de julho, aconteceu a I Olimpíada da Energia Brasileira, organizada pela Energy C e Energy Hub SDP, em parceria com diversas empresas do setor de energia do Brasil. O objetivo era estimular o pensamento crítico sobre o atual cenário brasileiro nesse setor e propor uma ideia de negócio que impactasse de forma positiva, além de atender a algum dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da ONU.

Como forma de capacitação, foram realizadas mentorias com especialistas do setor de energia renovável, além de oficinas para modelos de negócios, validação de mercado, desenvolvimento de pitch, além do network com outros times e empresas.

No início, 60 times se inscreveram, dentre eles, duas equipes compostas por alunos de Engenharia de Controle e Automação do CEFET-MG, Campus Leopoldina. Os alunos inscritos são membros da AEE (Association of Energy Engineers) CEFET-MG Student Chapter, primeiro capítulo estudantil da América Latina, sediado no Campus Leopoldina e sob a orientação do Professor Dr. Ângelo Rocha de Oliveira. As equipes eram a LightFy e a μ Sol (Lê-se Misol).

No dia 7 de julho houve o encerramento da primeira etapa, em que passaram duas equipes de cada região do Brasil para Etapa Nacional. As duas equipes formadas por alunos do CEFET-MG, Campus Leopoldina, passaram com uma nota de 23,50 (de um total de 30), dessa forma representando o Sudeste.

Na Etapa Nacional, cada equipe teve três minutos para apresentar a ideia e, em seguida, dez minutos para responder aos questionamentos dos jurados.

Depois de intensos, embora proveitosos, 22 dias de duração da I OEB, a equipe LIGHTFY, composta pelos graduandos Jefferson da Costa Britto Silva, Mateus Costa Jesus e Vinícius Veridiano Miranda, conquistou o 3º lugar Nacional.