MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

28/05/2021 | Evento vai promover integração de professores de Língua Inglesa do CEFET-MG

Sexta-feira, 28 de maio de 2021

Encontro virtual será no dia 31 de maio; a iniciativa do Deltec busca discutir ensino e promover redes de contato que facilitem projetos comuns

O ensino de inglês no Brasil é componente obrigatório no Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento do MEC que estabelece o mínimo a ser ensinado em todas as escolas do país. Entretanto, diversas dificuldades são enfrentadas por professores e alunos para ensino-aprendizagem do idioma, e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) trouxe, ainda, novos desafios.

Para refletir sobre esses temas, a Coordenação de Línguas Estrangeiras do Departamento de Linguagem e Tecnologia (Deltec) promove, no dia 31 de maio (segunda-feira), o “1º Encontro virtual de professores de Língua Inglesa do CEFET-MG”. O evento é destinado a docentes de inglês de todos os campi da Instituição.

Programação

O evento começará às 9h, com a palestra “O ensino remoto emergencial em 2020: repensando nossas práticas a partir das impressões docentes”, ministrada pela professora Isis de Castro, do Departamento de História do campus Nova Suíça. Em seguida, às 10h, o professor do Deltec Renato Caixeta falará sobre o “Inglês na BNCC do Ensino Médio numa visão crítica”. Haverá tempo reservado para discussão após as palestras.

À tarde, acontece uma roda de conversa sobre “Dificuldades e soluções no Ensino Remoto Emergencial: tecnologias, invenções e impasses”, sob mediação da professora do Departamento de Formação Geral do campus Araxá Marília Ramalho Domingues Nessralla e a realização de grupos de trabalho. Esses GT’s, coordenados pelos professores do Deltec Luciana de Azeredo, Danielle Guerra e Sérgio Gartner dividirão os docentes por séries do Ensino Médio e tratarão de especificidades no trabalho de cada ano escolar.

Os coordenadores de Língua Estrangeira do Deltec, Natália Leite e Gláucio Fernandes, esperam, com a atividade, promover uma rede de contatos entre os professores de todos os campi, fomentando, assim, colaborações para o desenvolvimento de projetos didáticos, ações extensionistas e pesquisas dentro da Instituição.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/ CEFET-MG, com informações do Deltec