MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

28/09/2020 | CEFET-MG realiza Dia Internacional com atividades em diferentes idiomas

Segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Evento será on-line nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro e contará com palestras e mesas-redondas

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) promoverá nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro o “Dia Internacional do CEFET-MG” no canal oficial da Instituição no YouTube. A ideia é proporcionar para a comunidade acadêmica atividades de contato e prática em diferentes idiomas.

O evento busca divulgar ações internacionais, discussão e reflexão sobre o contexto atual da internacionalização. Serão realizadas palestras, bate-papos, divulgados vídeos sobre mobilidades de professores e estudantes, atividades e disciplinas em outros idiomas e oportunidades de estágios e experiência de trabalho em outros países.

A abertura acontecerá no dia 30 de setembro, às 10h30, e contará com as participações do diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos; da vice-diretora, professora Celeste Costa; e da secretária das Relações Internacionais, professora Cristina Carvalho. Neste dia, serão realizadas três lives. A primeira será às 11h, com a palestra sobre a importância do inglês como meio de instrução para a internacionalização, com Dawn Bikowski, ex-diretora do Programa Acadêmico e de Comunicação Global no Departamento de Linguística da Ohio UniversityFormerdirector of the Academic & Global Communication Program in the Linguistics Departmentat Ohio University.

A segunda live ocorrerá às 14h30 e o tema da mesa-redonda será “Difundindo a francofonia: uma experiência de sucesso entre a Embaixada da França e o CEFETMG”, com Adriana Davanture, do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro; Nina Layotte, Leitora de francês do CEFET-MG; Philippe Makany, da Embaixada da França; e Liliane de Oliveira, coordenadora de Cooperação Internacional do CEFET-MG.

A terceira live, às 17h30, será sobre “Internacionalização na Educação prepara o CEFET-MG para novos desafios”, com a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luciana Stallivieri e pela professora Cristina Carvalho.

Nos dias 1 e 2 de outubro, as transmissões das mesas-redondas serão gravadas. No dia 1º de outubro, serão abordados os temas “Mobilidade na Alemanha: experiências, desafios e possibilidades”, às 14h; “Potencialidades das mobilidades internacionais com países de língua espanhola”, às 16h; “Português como Língua Estrangeira: foco na interculturalidade”, às 19h.

No dia 2, as mesas-redondas serão sobre “A pós-graduação em Engenharia de Materiais: experiências, perspectivas e desafios”, que irá acontecer às 10h; e “Estágios internacionais: experiências, desafios e possibilidades”, às 15h .

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG