CEFET-MG

Histórico

A unidade de Leopoldina do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), criada em 13 de Março de 1987, é uma extensão do CEFET-MG.

Essa unidade tem por objetivo básico promover o desenvolvimento regional através da educação tecnológica e almeja a formação crítica, social, ética e moralmente responsável do cidadão em consonância com o processo produtivo por meio da construção de sua postura profissional.

A unidade ocupa um espaço geográfico privilegiado, pois o município de Leopoldina fica situado na Zona da Mata Mineira, à margem da BR-116 (Rodovia Rio-Bahia), constituindo o território mais extenso da microrregião de Cataguases, com 899 km2.

A instituição, instalada no centro da cidade, é um misto de tradição e modernidade em uma das maiores áreas verdes do perímetro urbano. Um grande lago e prédios projetados na década de 50 convivem, harmoniosamente, com a arquitetura moderna do mais novo prédio de oficinas e laboratórios, contando, para a operacionalização de suas atividades, com uma área total de 22.888,58 m2, desses 9.171,4 m2 de área construída.

O CEFET-MG / Unidade Leopoldina tem sua gestão organizada em uma diretoria de unidade e três departamentos, a saber, o Departamento de Computação e Mecânica, de Formação Geral e de Eletroeletrônica. O processo de escolha de diretores é feita bienalmente por meio de eleições diretas e paritárias entre os segmentos docentes, técnico-administrativos e discentes, sendo elegíveis ao cargo, somente os servidores do segmento docente. O processo é organizado por regras gerais aplicadas também aos demais campi.