MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Apresentação

Em Leopoldina, o CEFET-MG oferece os Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Informática e Mecânica na modalidade integrada (diurno) e os Cursos Técnicos de Eletromecânica e Mecânica nas modalidades Subsequente e Concomitância Externa (noturno).

Atualmente, o Campus Leopoldina oferece, também, os cursos superiores de Engenharia de Computação e de Engenharia de Controle e Automação. A partir de 2017, iniciou-se a oferta da Pós-graduação Lato Sensu em Internet das Coisas (IoT). A partir de maio de 2021, terá início o Mestrado Profissional em Automação e Sistemas.

 

Histórico

O campus Leopoldina, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), criado em 13 de Março de 1987, é uma extensão do CEFET-MG. Essa unidade tem por objetivo básico promover o desenvolvimento regional através da educação tecnológica e almeja a formação crítica, social, ética e moralmente responsável do cidadão em consonância com o processo produtivo por meio da construção de sua postura profissional.

O campus ocupa um espaço geográfico privilegiado, pois o município de Leopoldina fica situado na Zona da Mata Mineira, à margem da BR-116 (Rodovia Rio-Bahia), constituindo o território mais extenso da microrregião de Cataguases, com 899 km2. A instituição, instalada no centro da cidade, é um misto de tradição e modernidade em uma das maiores áreas verdes do perímetro urbano. Prédios projetados na década de 50 convivem, harmoniosamente, com a arquitetura moderna do prédio de oficinas e laboratórios, contando, para a operacionalização de suas atividades, com uma área total de 30.460 m2, incluindo o novo espaço onde será implementado o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo.

O CEFET-MG / Campus Leopoldina tem sua gestão organizada em uma diretoria local e três departamentos, a saber, o Departamento de Computação e Mecânica (DCMLP), de Formação Geral (DFGLP) e de Eletroeletrônica (DEELP). O processo de escolha de diretores é feita bienalmente por meio de eleições diretas e paritárias entre os segmentos docentes, técnico-administrativos e discentes, sendo elegíveis ao cargo, somente os servidores do segmento docente. O processo é organizado por regras gerais aplicadas também aos demais campi.