MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

14/04/2021 | Estudantes podem cadastrar seus currículos na plataforma CEFET Carreiras

Quarta-feira, 14 de abril de 2021

Cadastro permite que eles entrem em contato com mais de 600 mil empregadores em 35 países

Plataforma conta com diversos modelos validados por recrutadores

Estudantes e egressos do CEFET-MG podem ter contato com mais de 600 mil empregadores em 35 países. O processo é feito pela nova central CEFET Carreiras, lançada no último dia 5.

Pedro Henrique Dias, coordenador de Desenvolvimento de Carreiras da Instituição, explica que o processo é intuitivo. São duas opções: “perfil” e “currículo e portfólio”, ambas importantes de serem acessadas e preenchidas pelos usuários, segundo Pedro.

“O perfil é a página pessoal do aluno, como se fosse um usuário de rede social, por exemplo, mas focado na carreira, estilo LinkedIn”, explica Pedro Dias. Nessa área, os usuários podem colocar uma foto de perfil, falar mais detalhadamente sobre sua formação, experiência, projetos e habilidades. Na seção currículo e portfólio, o estudante ou egresso pode gerar seu currículo em PDF em diferentes formatos, validados por recrutadores de grandes organizações em todo o país, e cadastrar exemplos práticos da sua experiência profissional no seu portfólio. “É interessante que alunos cadastrem seus dados, pois sempre que houver uma oportunidade profissional, seja por meio da plataforma ou não, ele poderá de forma ágil gerar seu currículo e estar preparado para processos seletivos e seleções”, afirma o coordenador. Tanto currículo quanto portfólio podem ser publicados em mais de uma língua, auxiliando na busca por vagas internacionais.

Após o cadastro, o usuário pode aderir ao Banco de Currículos, disponibilizando as suas informações para acesso às empresas cadastradas na plataforma. O contato entre empregadores e estudantes é feito pelo ecossistema Simplicity, ao qual a plataforma CEFET Carreiras está conectada. Além das empresas já cadastradas no Simplicity, estão presentes todas as empresas da base de convênios da Instituição.

Pedro conta que a partir do cadastro do currículo na plataforma, novas funcionalidades serão adicionadas para os estudantes. “O algoritmo da plataforma começa a recomendar vagas com o perfil do aluno para o match ideal”, explica “A partir dele, também é possível receber recomendações de outros empregadores e docentes, ter o currículo revisado por recrutadores e participar de capacitações e eventos”. Para o coordenador, esse é um primeiro passo importante, que possibilita o diagnóstico profissional do estudante e ajudará a definir as melhores estratégias para apoiar o desenvolvimento de carreiras e a inserção profissional.

A plataforma CEFET Carreiras pode ser acessada pelo endereço www.carreiras.cefetmg.br.

Saiba mais

Diretoria de Extensão lança plataforma CEFET Carreiras

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG