MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

01/04/2021 | Inscrições abertas para cursos sobre Cultura Maker na educação

Quinta-feira, 1 de abril de 2021

Cursos fazem parte das atividades de implantação dos laboratórios maker do CEFET-MG

A comunidade do CEFET-MG pode se inscrever em dois cursos on-line para saber mais sobre a cultura maker. As iniciativas fazem parte do edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que possibilitará a implantação de quatro laboratórios maker no CEFET-MG.

Os cursos são ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), são gratuitos e tem carga horária de 30h cada. Será fornecido certificado para os participantes.

A professora Fabiana Araújo, coordenadora do laboratório maker do CEFET-MG em Belo Horizonte, explica que os cursos são voltados para todos que têm interesse no assunto. “Professores que queiram inovar nas suas aulas e transformar conteúdos em formas práticas e divertidas podem se inscrever”, afirma. “Os cursos são de fácil acesso e permitem que toda nossa comunidade também se envolva: alunos, ex-alunos, parceiros, servidores e trabalhadores terceirizados”.

No curso “Educador Maker: Primeiros Passos”, os participantes poderão refletir sobre o papel da Cultura Maker na Educação como meio e não fim ao processo de aprendizagem para atender as demandas do século XXI. Em “Educador Maker: Aprendizagem Baseada em Projetos”, as atividades são voltadas para discussão da aprendizagem criativa, elementos essenciais de design de projeto, práticas de ensino baseadas em projetos, entre outros tópicos.

“Toda a equipe gestora dos laboratórios maker do CEFET-MG está empenhada em executar os cursos nos moldes participativos e práticos que são propostos”, afirma Fabiana. Sugestões sobre as atividades dos laboratórios podem ser enviadas para a coordenação pelo e-mail fabiana.augusta@cefetmg.br.

Confira os cursos e faça sua inscrição

Educador Maker: Primeiros Passos

Educador Maker: Aprendizagem Baseada em Projetos

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG