MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

30/03/2021 | Plataforma CEFET Carreiras auxiliará estudantes no mundo profissional

Terça-feira, 30 de março de 2021

Projeto será lançado no próximo dia 5 e incluirá serviços para facilitar os processos de estágio e desenvolvimento da carreira dos estudantes e egressos

A partir da próxima segunda-feira (5 de abril), estudantes e egressos do CEFET-MG poderão contar com o CEFET Carreiras, plataforma desenvolvida pela Coordenação de Desenvolvimento de Carreiras da Instituição. O projeto é uma parceria com a Universidade de Indiana (EUA) e usa plataforma fornecida pela empresa Simplicity, que atende a instituições internacionais, como Harvard, Yale, Imperial College, Cambridge, e brasileiras, como IBMEC e PUC Minas.

Segundo Pedro Henrique Dias, coordenador de Desenvolvimento de Carreiras, o CEFET Carreiras “nasce de uma percepção da Instituição de que precisava atuar de forma proativa e intencional no desenvolvimento e planejamento profissional de alunos e egressos, auxiliando-os a estarem mais preparados para o mundo do trabalho e, também, do entendimento que a construção da carreira já começa dentro da própria Instituição de Ensino”.

A central irá agregar a gestão de estágios, das ações de desenvolvimento de carreiras, o relacionamento com egressos e com o mundo do trabalho, integrando todas as áreas. Nela, os estudantes encontrarão serviços, informações e conteúdos dirigidos à construção da carreira. A Coordenação planeja, ainda, como parte do projeto, a realização de eventos voltados para o planejamento e desenvolvimento de carreira e bate-papos com grandes empregadores.

Ao longo do ano, novas funções serão adicionadas ao CEFET Carreiras, como a automatização dos processos de estágio; busca facilitada de vagas de estágio, bolsas, empregos e freelas; criador de currículo; programa de mentoria; entrevista simulada, entre outros.

O projeto é pioneiro na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, de acordo com Pedro, quer ajudar a formar o profissional do futuro. “É consenso entre vários estudiosos da área que carreira não é mais uma sequência de cargos. Carreira é a sequência de experiências pessoais de trabalho ao longo do tempo”, explica. “O profissional do futuro precisa exercer o protagonismo de sua carreira, precisamos ensinar nossos alunos a fazerem isso”.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG