MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

03/11/2020 | CEFET-MG implantará laboratórios maker para atender a sete campi

Terça-feira, 3 de novembro de 2020

Seguindo a proposta de “aprender fazendo”, laboratórios serão instalados ainda em 2020

O CEFET-MG implantará, ainda neste ano, laboratórios maker para atender sete de seus campi. Os recursos vieram de aprovação em edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Pelo edital, a Instituição foi contemplada com R$ 323,9 mil em equipamentos para unidades do laboratório em Belo Horizonte (que atenderá aos campi Nova Suíça, Nova Gameleira, Gameleira e Contagem), em Divinópolis e em Varginha. Além disso, a Instituição investirá R$ 82,8 mil em recursos próprios para uma unidade em Leopoldina.

Segundo a coordenadora geral dos laboratórios maker do CEFET-MG, professora Fabiana Araújo, “o objetivo do laboratório é promover a cultura Learning by Doing, ou seja, o aprender fazendo”. A ideia é estimular toda a comunidade interna do CEFET-MG (docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados) e a comunidade externa a utilizar este ambiente. Colocando os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem, “o ensino maker busca contribuir para um novo olhar, com projetos que dão suporte ao processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento”, explica Fabiana.

A instalação dos equipamentos deverá ser feita até o final do ano. Em uma fase seguinte, em 2021, prevê-se a ampliação dos laboratórios. “Com esse projeto, o CEFET-MG se coloca na vanguarda em conjunto com a Rede Federal ao difundir a cultura maker”, afirma a professora. A Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário publicará, em breve, editais para seleção de estagiários e voluntários para atuarem nos laboratórios.

 

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG