MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

30/09/2020 | Divulgado o Edital para Seleção dos Candidatos para o Segundo Semestre de 2020 da Graduação

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Entre os dias 01 de outubro e 31 de outubro de 2020, a Comissão Permanente de Vestibular do CEFET-MG (COPEVE) recebe inscrições para o Processo Seletivo do 2º semestre de 2020. No Campus Leopoldina, serão ofertadas 60 vagas para ingresso nos curso de graduação em Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação.

O Processo Seletivo estará aberto aos candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2019, obtendo uma nota mínima de 500 pontos na Redação e 450 pontos em cada uma das demais provas. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Para se inscrever, clique aqui.

 Informações dos Cursos Superiores

Engenharia da Computação

Apresentação

O curso foi criado em 2018.

Objetivo do curso

O curso de Engenharia da Computação tem como objetivo a formação de profissionais com visão multidisciplinar, com conhecimentos técnico-científicos e com capacidades para projetar, implementar, testar, otimizar e manter sistemas digitais, bem como profissionais para implementar, organizar e gerenciar a produção de  sistemas de hardware e software e sua incorporação a produtos e serviços, incluindo sistemas voltados à automação e controle de processos industriais e comerciais, sistemas e dispositivos embarcados, sistemas e equipamentos de telecomunicações e equipamentos de instrumentação eletrônica, que possibilite aos egressos atuarem de forma crítica, inovadora, empreendedora e ética frente aos desafios da sociedade aplicando conhecimentos técnicos-científicos.

O profissional

Este curso espera atender demandas e necessidades por profissionais habilitados a  atuar em indústrias eletroeletrônicas e de equipamentos informáticos; indústria de software; prestação de serviços no projeto, configuração, instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos computacionais, de redes de computadores e de comunicação de dados e de sistemas de automação; empresas que necessitam instalação, operação e manutenção de redes de computadores e/ou de transmissão de dados e/ou sistemas de automação comercial ou industrial.

Campo de atuação

O Engenheiro de Computadores tem formação nas áreas de Eletrônica e de Engenharia da Computação necessária ao projeto de hardware e software. O engenheiro define e coordena projetos de sistemas de computação; define e implementa arquiteturas computacionais, redes de computadores e/ou dispositivos eletrônicos e processos de automação industrial; propõe e executa projetos de sistemas embarcados e de tempo real para aplicações industriais, comerciais e científicas; projeta, desenvolve e faz manutenção em sistemas de software para aplicações de engenharia e áreas correlatas;  atua em empresas fabricantes de computadores, e em indústrias com processos automatizados.

Campus

Leopoldina

Departamento

Departamento de Computação e Mecânica

Telefone

(32) 3449-2318

 

Engenharia de Controle e Automação

Apresentação

O curso de Engenharia de Controle e Automação foi criado em 2005. Trabalha efetivamente com a automatização e o controle de processos e possibilita a formação em quatro grandes áreas: Mecânica (Máquinas e Motores, Materiais, Projeto e Manufatura Integrada por Computador – CIM, Robótica e Sistemas de Produção); Eletroeletrônica (Circuitos Elétricos e Eletrônicos, Eletrônica Analógica e Digital, Instrumentação, Microprocessadores e Redes Digitais); Informática (Lógica e Matemática Computacional, Linguagens de Programação, Engenharia de Software e Inteligência Artificial); e Controle (Sistemas de Controle, Controles Hidráulicos e Pneumáticos, Controles Lógicos e Programáveis e Automação Industrial).

Objetivo do Curso

O curso tem por objetivo a formação de um profissional capaz de conceber, especificar, desenvolver, projetar, analisar, implementar, instalar, otimizar, gerir, adaptar, utilizar e manter equipamentos, processos, sistemas de controle e unidades de produção automatizadas.

O Profissional

O profissional formado estará apto a interpretar, elaborar, executar, supervisionar e orientar projetos de sistemas de automação e controle, bem como a estudar e desenvolver métodos e processos para produção. Além disso, sua formação o capacitará para gerenciar, operar e manter sistemas e processos além de desenvolver soluções em automação para quaisquer setores.

Campo de Atuação

Atuação pode acontecer em empresas que desenvolvem projetos e construção de sistemas mecatrônicos e em indústrias de equipamentos de controle e automação. Locais em que o profissional pode desenvolver atividades de organização, planejamento, execução, operação e manutenção de equipamentos e sistemas mecatrônicos. Pode, ainda, atuar em atividades de consultoria, treinamento técnico e desenvolvimento de sistemas.

Os sistemas mecatrônicos são encontrados em máquinas robóticas para manufatura, manipulação e serviços; em equipamentos com controle digital; em veículos auto-guiados; em máquinas-ferramenta controladas por computador e em máquinas robóticas para diagnósticos e para reabilitação em medicina.

Turno
Diurno

Duração
5 anos

Vagas
30 vagas semestrais

Campus
Leopoldina

Departamento
Departamento de Engenharia de Controle e Automação

Telefone
(32) 3449-2318