MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

29/09/2020 | Seletiva Interna para Definir Equipe Participante do Vacathon 2020 – Ideas for Milk

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

O Ideas for Milk retorna em 2020, totalmente digital e intercontinental! Esta é a sua chance de conhecer o agronegócio de um jeito que você nunca imaginou. Venha revolucionar o setor de lácteos, uma cadeia produtiva longa, diversificada, que fatura R$ 100 bilhões por ano (https://www.ideasformilk.com.br).

O VACATHON 2020 – 4ª MARATONA DE PROGRAMAÇÃO RURAL PARA PRODUÇÃO DE LEITE, é uma competição de programação na qual as equipes irão explorar dados abertos de pesquisas da Embrapa Gado de Leite para desenvolver projetos de software ou hardware. Os jovens mais talentosos das melhores Universidades do Brasil formarão times multidisciplinares para gerarem soluções inovadoras, com a participação de universidades da Argentina, Angola e Portugal!

Numa imersão em inovação aberta, os times receberão mentorias de produtores top, especialistas e profissionais de instituições e empresas participantes. A escolha das melhores soluções criadas durante o evento será feita via Internet, com a participação direta do público, em formato de reality show, com transmissão em tempo real pelo canal Embrapa no Youtube, com 176 mil inscritos, além do Facebook e na Repileite. Para acessar o regulamento do Vacathon, CLIQUE AQUI.

O Vacathon acontecerá de 22 a 30 de outubro. Até lá, todas as terças-feiras, às 17h, o canal da EMBRAPA apresenta lives sobre o temas importantes. A ideia é conhecer mais sobre temáticas relacionadas à produção de leite e criar soluções inovadoras aplicáveis a área com ajuda de quem entende bem do assunto: pesquisadores e produtores de leite.

 Processo de Seleção Interna – CEFET-MG, Campus Leopoldina

Na seleção interna as equipes deverão ser compostas por 2 ou 3 membros. O processo de seleção interna se dará em 2 etapas.

Na primeira etapa as equipes deverão propor um produto, já na inscrição, baseado ou direcionado à Internet das Coisas (Internet of Things -IoT), de acordo com (1) as demandas apresentadas no site do Ideas for Milk, (2) as demandas levantadas nas Lives ou (3) as demandas detectadas por produtores da região. As equipes devem preparar um pitch de até 4 minutos, apresentando um esboço da proposta esclarecendo, além da parte técnica, os seguintes pontos: (1) impacto econômico, (2) visão de futuro, (3) barreiras de entrada e (4) desenvolvimento e execução. O pitch deve ser enviado (ou compartilhado) para o e-mail junior@cefetmg.br. A equipe deve indicar também, no e-mail, os perfis necessários para compor o restante da equipe. A equipe final até 5 membros (formada por equipes participantes do processo seletivo). A comissão irá avaliar as propostas. A primeira etapa não é eliminatória.

Na segunda e última etapa, que é eliminatória, as equipes deverão esclarecer as dúvidas para uma banca, em uma reunião online. Caso a equipe tenha algum protótipo ou esboço de um software/app e/ou uma solução de hardware/software aplicada, esta poderá ser apresentada nessa fase. O formato é o mesmo do evento Ideas for Milk. Também serão avaliados individualmente requisitos como iniciativa, criatividade e dedicação.

No caso de termos vagas disponíveis na equipe final, estas poderão ser preenchidas pela banca.

Etapas e Datas

Inscrição das equipes e Primeira etapa (Envio do Material) – 30/09 a 11/10 (Link para inscrição – https://forms.gle/P5aHzuMUEfSdE4Ny9)
Segunda etapa – Esclarecimento de dúvidas da proposta – de 14 e 16/10
Resultado Final – 17/10
Inscrição da equipe no evento – de 18/10

Comissão avaliadora:

– Prof. Ângelo Rocha de Oliveira
– Profa. Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra
– Prof. José Geraldo Ribeiro Júnior
– Prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior
– Prof. Rodrigo Lacerda Sales
* A banca contará com alguns dos professores acima e poderá contar com outros professores e produtores da região.

 

José Geraldo Ribeiro Júnior
Diretor adjunto do Campus Leopoldina – CEFET-MG