MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

29/09/2020 | Divulgada a programação da “Semana de Avaliação do Ensino Remoto”

Terça-feira, 29 de setembro de 2020

Evento vai avaliar e traçar os futuros rumos da modalidade implantada no CEFET-MG

De 5 a 9 de outubro, o CEFET-MG realiza a “Semana de Avaliação do Ensino Remoto Emergencial” (ERE), evento que marca os dois meses de implantação da modalidade. Durante cinco dias, a Instituição vai se colocar em diálogo com a comunidade acadêmica não apenas para avaliar o período de adaptação à modalidade, mas para identificar dificuldades e desafios, bem como planejar atividades futuras e buscar melhorias para o ensino remoto já efetivado na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na Graduação e na Pós-Graduação.

Na segunda-feira (5), às 14h30, a vice-diretora do CEFET-MG, professora Maria Celeste Costa, irá abrir a Semana, que será transmitida pelo canal oficial do CEFET-MG no YouTube,; em seguida, haverá a conferência “Desafios da educação nas instituições públicas de ensino”, com o professor da Faculdade de Educação da UFMG e secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais, Luciano Mendes de Faria Filho.

Na terça-feira (6), às 14h30, será a estreia do programa “ARGUMENTO!”, com o presidente da Comissão Geral para implantação do Ensino Remoto Emergencial e diretor da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, professor Sérgio Gomide, que será sabatinado por membros da comunidade acadêmica – estudantes, docentes e técnicos administrativos – sobre o Ensino Remoto Emergencial implantado no CEFET-MG.

A quarta-feira (7) vai contar com atividades locais em cada campus. Quinta-Feira (8) será dia de abordar um tema que afeta a todos em tempos de pandemia: “Relações humanas em um mundo virtual”, a partir das 14h30; um webnário que será conduzido pelo psicanalista e mestre em Psicologia Celso Renato Silva. Por fim, a sexta-feira (9), último dia da Semana, terá a apresentação “Ensino Remoto: reflexões e possíveis caminhos”, às 14h30, com a diretora de Desenvolvimento Estudantil, Carolina Riente; o diretor da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Sérgio Gomide; a diretora de Graduação, Danielle Marra; e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Conrado Rodrigues, que vão abordar os resultados da pesquisa de avaliação do ensino remoto feita entre estudantes, pais ou responsáveis e servidores do CEFET-MG de 18 a 27 de setembro.

Confira a programação da Semana na íntegra.

Sobre o ERE

O Ensino Remoto Emergencial (ERE), de caráter excepcional e temporário, foi adotado pelo CEFET-MG em função da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, que ainda impossibilita o retorno de aulas presenciais regulares em curto ou médio prazo. A retomada das atividades letivas nos três níveis de ensino (técnico de nível médio, graduação e pós-graduação) ocorreu de forma escalonada no início de agosto. A modalidade está em vigor em todos os campi da Instituição.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG