MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

25/09/2020 | Relatório de Gestão 2019 do CEFET-MG está disponível para consulta

Sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O documento é destinado aos órgãos de controle externo e interno e à sociedade como prestação de contas anual

A edição do Relatório de Gestão do CEFET-MG 2019 está disponível na íntegra para consulta. O documento detalha as ações e os projetos realizados na Instituição no ano anterior com o intuito de dar transparência e visibilidade aos objetivos estratégicos de ensino, pesquisa e extensão e, dessa forma, traçar novos objetivos institucionais.

Uma das prioridades da gestão de 2019 foi a discussão e o aprimoramento de sua estrutura e de processos de governança. Assim, foi criada a Diretoria de Governança e Desenvolvimento Institucional (DGDI), responsável por planejar, desenvolver, coordenar, monitorar e avaliar a implementação das políticas de governança e desenvolvimento institucional.

Além disso, o ano foi marcado por uma mobilização da comunidade acadêmica na expectativa do processo de Avaliação Institucional pelo MEC/INEP, que foi realizado em fevereiro de 2020. O CEFET-MG passa a fazer parte de um grupo seleto de instituições ao obter nota máxima (conceito 5). Na avaliação in loco dos cursos de graduação, nas últimas dezenove avaliações, quinze cursos da Instituição receberam conceito 5 (escala de 1 a 5), e quatro receberam conceito 4.

Com relação ao nível técnico, foram ofertadas, no ano passado, 2.364 vagas para 109 cursos técnicos. O ensino segue com grande demanda, com alto grau de eficiência com relação ao número de concluintes e ao de ingressantes. Houve ainda uma elevação do número de trabalhos premiados na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META). Em 2018, foram 90 trabalhos premiados e, em 2019, 115 premiações.

No período de 2015 a 2019, houve um aumento de mais de 20% no número de cursos ofertados na graduação, sendo que em 2019 dois novos cursos entraram em funcionamento: Engenharia de Computação e Design de Moda. Foram ofertadas 1.472 vagas para 23 cursos de graduação. Na pesquisa e pós-graduação, houve uma expansão da pós-graduação stricto sensu e lato sensu. O Mestrado Profissional em Engenharia de Minas no campus Araxá foi recomendado e as suas atividades foram iniciadas. Também foram implementados os mestrados em Engenharia Mecânica, Tecnologia de Produtos e Processos, e Educação Profissional e Tecnológica (em rede nacional). Foram submetidas à Capes as propostas de Doutorado em Química e Administração, sendo o de Química recomendado e as suas atividades iniciadas. Dessa forma, os objetivos e as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016- 2020) concernentes à expansão dos programas stricto sensu foram inteiramente atingidos em 2019.

Acesse outros dados do Relatório de Gestão e as edições anteriores.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG