MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

19/09/2020 | Caravanas para divulgar o Ideas for Milk e o Vacathon começaram no dia 18 de setembro

Sábado, 19 de setembro de 2020

Começaram na última sexta-feira, dia 18, as Caravanas 4.0, que têm como objetivo difundir informações relativas ao setor lácteo, da produção ao varejo, a professores e alunos de cursos variados, das áreas de humanas, exatas e biológicas de universidades, CEFET e institutos federais. Mais do que mobilizar e estimular os alunos a participar da maratona de programação (Vacathon) e do Desafio de Startups, que integram o Ideas for Milk, com o desenvolvimento de propostas voltadas para a solução de problemas da cadeia do leite, as caravanas visam sensibilizar a importância de fazer a transformação digital na cadeia produtiva do leite, gerando inúmeras possibilidades de trabalho e mercado para os futuros profissionais.

Este ano as caravanas serão on-line e terão amplitude intercontinental, com participação de instituições da Argentina (Bolsa de Commodities de Rosário), Portugal (Universidade de Évora) e Angola (Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências – ISPTEC). Os eventos serão realizados até o dia 2 de outubro com transmissão fechada e exclusiva para os alunos e professores das universidades participantes. A Caravana do CEFET-MG, Campus Leopoldina, acontece na próxima quarta-feira, dia 23/09, às 19h.

O Vacathon também será realizado on-line, de 22 a 30 de outubro, assim como o Desafio de Startups, cuja final acontece no dia 4 de dezembro. A Embrapa Gado de Leite também incluiu no calendário deste ano mais um evento, o Ideas for Milk Lives, que está sendo realizado desde o dia 8, sempre às terças feiras, no canal da Embrapa no Youtube, até o dia 20 de outubro. O objetivo desses encontros virtuais é difundir informações relativas ao setor lácteo a estudantes e professores dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Administração, Economia, Ciência da Computação e todas as Engenharias.

Embora tenha perdido a dinâmica das apresentações presenciais, o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, aponta a possibilidade alcançar muito mais pessoas e instituições do que nos anos anteriores ao trabalhar com as plataformas digitais, o que se configura em um diferencial importante. “Nosso desafio é manter a interação forte que tínhamos com o modelo presencial e estamos trabalhando forte para isso. Acreditamos que vamos conseguir motivar uma expressiva participação, tanto no Vacathon, como no Desafio de Startups”, afirmou.

Desde a sua criação em 2016, a Caravana 4.0 reuniu mais de 12 mil jovens em 303 eventos em 33 cidades de 11 estados das cinco regiões do Brasil. O público alvo são preferencialmente alunos e docentes das áreas de Computação, Automação, Administração, Engenharia, Agronomia, Física, Mecatrônica, Medicina Veterinária, Bioquímica, Química, Robótica, Design Industrial, Economia e Zootecnia. Carvalho ressalta que as caravanas estimulam a criação de um ambiente de inovação e empreendedorismo e ampliam as perspectivas de trabalho e mercado para os estudantes. “Por isso, sempre tivemos nas caravanas a participação de incubadoras, aceleradoras e até produtores rurais”, complementa.

Esse movimento é realizado pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, KER Innovation, Ciatécnica, Texto Comunicação. E conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae e da Tetrapak; Patrocínio Ouro da TIM; Patrocínio Prata da FAEMG/Inaes, Silemg, Vaccinar e Patrocínio Bronze da DSM/Tortuga, CLASS, JA Saúde Animal, Nestlé, Piracanjuba, Vivalácteos e Belgo Bekaert e apoio da Microsoft, Abraleite, Vivare, Revista Indústria de Laticínios e Revista Balde Branco.

Venha fazer parte desse ecossistema de inovação da cadeia leiteira. Confira mais informações pelo site: www.ideasformilk.com.br

Adaptação do Texto de Marcos La Falce
Embrapa Gado de Leite