MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

16/09/2020 | Lançada a primeira edição da revista “Cefetiando”

Quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Publicação traz reportagens, poemas, artigos e registros fotográficos

 

Revista “Cefetiando” é resultado do esforço conjunto de professores, técnicos e alunos do campus Leopoldina

“O ano de 2020 e seus desafios”. Esse é o tema da primeira edição da revista eletrônica “Cefetiando” lançada recentemente e já disponível para acesso. A publicação, de periodicidade trimestral, foi criada com o intuito de estimular a produção e a circulação de textos produzidos pelos professores, técnicos e alunos do campus Leopoldina.

A iniciativa conta com o apoio do programa de Bolsa de Complementação Educacional (BCE)  disponibilizado pela Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (DDE) e com a parceria da Coordenação de Design e Comunicação Audiovisual da Secretaria de Comunicação Social do CEFET-MG, responsável pela diagramação da revista.

O conteúdo é diversificado e a edição, resultado de seis meses de trabalho, traz reportagens, poemas, artigos e registros fotográficos de momentos vivenciados pela comunidade acadêmica. Em uma de suas reportagens, por exemplo, há o detalhamento das ações realizadas em Leopoldina no combate ao novo coronavírus. Em outro texto, são apresentados os resultados dos projetos de ensino que foram ministrados remotamente pelos professores durante a pandemia.

Na seção “Dicas”, o conteúdo é voltado aos estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com orientações acerca do uso do repertório sociocultural na redação. Já para quem busca uma pós-graduação, a seção “Entrevista” traz o professor José Geraldo Ribeiro Júnior esclarecendo questões sobre o recém-aprovado Mestrado profissional em Automação e Sistemas.

A publicação trouxe espaço também para artigos sobre temas como feminismo, plataforma Lattes e saúde mental durante o isolamento, dentre outros assuntos de interesse da comunidade acadêmica.

Próxima edição

A segunda “Cefetiando” será publicada no mês de novembro, trazendo o tema “Novos Olhares”. A proposta é publicar textos sobre como, a partir da pandemia causada pelo novo coronavírus, passamos a ver de maneira diferente o mundo, as relações, o ensino e o lazer.

Os alunos, professores e técnicos do campus Leopoldina interessados em participar podem enviar suas contribuições até o dia 24 de setembro. A Chamada traz o detalhamento sobre como colaborar com a revista.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG