MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

04/08/2020 | Semana de Acolhimento acontece de 10 a 14 de agosto e dá início ao ERE

Terça-feira, 4 de agosto de 2020

Atividades tem como objetivo uma acolhida afetiva e efetiva da comunidade acadêmica

Nesta semana, o CEFET-MG voltou a receber seus alunos de pós-graduação e, na próxima segunda e quarta-feira, respectivamente, recebe os estudantes da graduação e do ensino técnico, para mais um semestre de aulas. Dessa vez, no entanto, de forma virtual. Para dar início às atividades no Ensino Remoto Emergencial (ERE) acontece, entre os dias 10 e 14 de agosto, a Semana de Acolhimento.

Concebida a partir do Grupo de Trabalho de Acolhimento, a Semana tem como objetivo uma acolhida afetiva e efetiva, como explica a Diretora de Desenvolvimento Estudantil, professora Carolina Riente. “A principal proposta é a retomada do vínculo dos alunos e servidores com a Instituição”, afirma. “Trazemos ações pensadas para acolher nas diversas demandas que mapeamos como sendo necessárias nesse momento”. Isso inclui orientações gerais sobre o ERE, discussões sobre o papel docente como mediador de novas relações de ensino e aprendizado, e questões de saúde mental.

A programação será dividida entre momentos gerais, voltados à toda a comunidade, com transmissão pelo YouTube, e momentos específicos para cada campus, com discussões e orientações voltadas à realidade local.

Carolina destaca a importância da Semana e reforça a necessidade de esse ser um período de reestabelecer as relações com a comunidade acadêmica. “A gente espera que nestes dias não haja distribuição de conteúdos curriculares, mas que seja reservado este momento para que docentes, técnicos administrativos e alunos se envolvam nas atividades de acolhimento”.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG