MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

29/07/2020 | “Trilha do conhecimento” auxilia preparação de servidores para Ensino Remoto

Quarta-feira, 29 de julho de 2020

Materiais disponíveis em vídeos dão subsídios a professores e técnicos administrativos para aperfeiçoar conhecimentos sobre ensino híbrido

Visando complementar a capacitação dos servidores para a implantação do Ensino Remoto Emergencial, o CEFET-MG, por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e do Grupo de Trabalho para Capacitação de Servidores para o Ensino Remoto Emergencial, reuniu trilhas de conhecimentos relativos ao Ensino Remoto Emergencial.

As trilhas, a princípio cinco, são vídeos agrupados por temáticas, que vão subsidiar e auxiliar docentes e técnicos administrativos a complementar seus conhecimentos sobre o ensino remoto. A primeira trilha, denominada “Introdução e fundamentação teórica”, traz discussões sobre EaD x ensino remoto, tecnologias de ontem, hoje e de amanhã, experiências exitosas de ensino remoto, entre outros assuntos. A segunda (“Práticas facilitadoras do ensino remoto”), terceira (“Criação de slides e gravando usando OBS”) e quarta (“Recursos para produção, gravação e edição de videoaulas”) trilhas são sobre ferramentas de auxílio à modalidade híbrida, como uso de Google Drive e Google Docs, criação de podcasts e edição de videoaulas. A última trilha desta série (“Recursos educacionais abertos, acessibilidade e webconferência”) aborda, por exemplo, o que são os REAs e como encontrá-los, as ferramentas de acessibilidade disponíveis no Moodle e a criação de webconferência na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

De acordo com o secretário Gestão de Pessoas, Wesley Ruas, as trilhas deverão ser acessadas para auxiliar nos estudos realizados pelos servidores a respeito do Ensino Remoto Emergencial. “Elas têm um papel complementar no que se refere à fundamentação teórica, às práticas aplicáveis e a algumas das ferramentas existentes. Contudo, os professores, em especial, têm que buscar participar dos cursos formais em andamento e que serão ofertados. É importante ainda acompanhar as palestras virtuais que a Instituição tem ofertado”, afirma.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG