MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

26/03/2020 | Projetos de estudantes do CEFET-MG podem ser votados na FEBRACE

Quinta-feira, 26 de março de 2020

Evento agora ocorre virtualmente em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19)

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), inicialmente prevista para ocorrer entre os dias 17 e 19 de março na Universidade de São Paulo (USP), está sendo realizada na internet, de 23 de março a 3 de abril. A programação completa está disponível na página da FEBRACE.

Realizado anualmente, o evento traz uma grande mostra de projetos científicos nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Nesta edição, dos 345 projetos finalistas, oito foram desenvolvidos por alunos do CEFET-MG, dos campi de Belo Horizonte, Curvelo, Leopoldina, Timóteo e Varginha. O público pode acessar a plataforma virtual para conhecer os trabalhos, dar likes em seus preferidos e deixar comentários.

Confira abaixo os links diretos para apreciação e votação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do CEFET-MG:

Transporte de cargas utilizando robôs com aplicação de algoritmo genético (campus Leopoldina) 

Madeira plástica: um compósito baseado em polietileno de alta densidade e rejeitos de mineração (Belo Horizonte – campus I)

Narrativas de estudantes cotistas sobre suas experiências em uma instituição de educação tecnológica federal (Belo Horizonte – campus I)

Babycall (Belo Horizonte – campus II)

Sistema de monitoração cardíaca e respiratória para pequenos animais compatível com ambiente de ressonância magnética (Belo Horizonte – campus II)

Projeto e implementação de um sistema de automação residencial modular com controle centralizado baseado em Android (Campus Curvelo)

Utilização de nanopartículas magnéticas na retirada de petróleo derramado (campus Timóteo)

Triagem de actinomicetos com atividade proteolíticas e lipolítica (campus Varginha)

Votação da banca de pesquisadores e especialistas

Os finalistas também estão apresentando seus projetos para bancas técnicas. A avaliação ocorre à distância, por teleconferência fechada. Em vídeo, a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da FEBRACE, repassou orientações sobre como é feita a avaliação on-line.

Cada análise de trabalho envolve um mediador, pesquisadores, especialistas e os estudantes finalistas, cada um em sua localidade, mantendo o isolamento físico necessário neste momento.

Os estudantes que não dispõem de acesso à internet, têm os seus trabalhos avaliados por meio de vídeos, pôsteres e relatórios já encaminhados à FEBRACE.

Outras atividades

As palestras e a cerimônia de premiação estão sendo transmitidas ao vivo pelo YouTube. O público também pode acompanhar on-line a apresentação dos dez projetos finalistas do Prêmio Professor Destaque. O objetivo desta premiação é valorizar os educadores que orientaram os trabalhos selecionados.

A organização da FEBRACE também disponibilizou virtualmente um conjunto de palestras oferecidas pelos patrocinadores, em datas e horários informados na página de programação do evento.

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG