MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

18/02/2020 | CEFET-MG lança quatro Editais de Fomento relacionados às Ações Extensionistas

Terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Os editais totalizam o investimento de R$752 mil; a submissão das propostas deve ser realizada de 17 de fevereiro a 15 de março

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020, às 17h23

A Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) lança quatro editais de fomento relacionados às ações de extensão no CEFET-MG, sendo um edital específico para cada uma das modalidades de ações: programas, projetos, cursos e eventos. Os editais totalizam o investimento de R$752 mil. A submissão das propostas deve ser realizada de 17 de fevereiro a 15 de março, no Módulo Extensão, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Os editais têm os objetivos de estimular e apoiar ações de extensão; contribuir para a formação dos estudantes do CEFET-MG e para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) no âmbito da dimensão extensão; cooperar para o desenvolvimento tecnológico e social do País; divulgar ações de interesse técnico, social, científico e artístico-cultural à sociedade.

Os programas, projetos, cursos e eventos devem estar associados a uma das oitos áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. Docentes, técnicos administrativos, estudantes, pesquisadores em estágio pós-doutoral, pesquisadores colaboradores ou visitantes no CEFET-MG e externos podem participar. Ao menos dois terços da equipe envolvida devem ter vínculo formal e em vigor com o CEFET-MG.

Modalidades

O Programa é um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão que têm o caráter orgânico-institucional e interdisciplinar, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum. O Projeto é um conjunto de ações de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico com objetivo específico e prazo determinado.

Os cursos de extensão propostos devem possuir carga horária mínima de oito horas e máxima de 180 horas, podendo ser ofertados nas modalidades de iniciação, atualização e treinamento. O evento acadêmico implica na apresentação, disseminação e/ou exibição para a comunidade externa ao CEFET-MG de conhecimentos ou produtos culturais, artísticos, esportivos, científicos ou tecnológicos desenvolvidos com a participação de setores ou servidores da Instituição.

Os editais estão disponíveis em http://www.dedc.cefetmg.br/editais. As dúvidas sobre o documento e submissão das propostas deverão ser encaminhadas para dedc@adm.cefetmg.br. As dúvidas sobre as técnicas referentes ao Módulo de Extensão do SIGAA deverão ser registradas na Central de Serviços de TI, disponível em https://cs.sgi.cefetmg.br.

Módulo Extensão

A partir do dia 17 de fevereiro, a DEDC disponibilizará o Módulo Extensão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Por meio da ferramenta, os processos de proposição, aprovação, acompanhamento, avaliação e encerramento de uma ação de extensão serão executados de forma mais simples e eficiente.

Para orientar os servidores quanto à utilização desta nova ferramenta, a DEDC disponibilizou guias no http://www.dedc.cefetmg.br/guias.

 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG