MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

04/11/2019 | Equipe do CEFET-MG Campus Leopoldina participa da maratona de programação da Embrapa

Segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Após uma semana acampados na sede da Embrapa Gado de Leite, cerca de 100 estudantes apresentaram, na última sexta-feira (01/11/2019), as soluções digitais para problemas da pecuária de leite no Brasil. Os estudantes (curso técnico, graduação e pós-graduação), participaram do Vacathon, uma maratona de programação idealizada pela Embrapa que envolveu 25 instituições de ensino de vários estados brasileiros.

Esta é a terceira edição do Vacathon. Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, os trabalhos dos estudantes têm ficado cada mais criativos e próximos da realidade da pecuária de leite nacional.  As propostas versam sobre seleção de mão de obra, nutrição animal, qualidade do leite e mastite, comércio de produtos lácteos etc (veja tabela abaixo as equipes e soluções em ordem alfabética).

No período em que as equipes ficaram desenvolvendo os projetos, os estudantes receberam a mentoria de pesquisadores da Embrapa e representantes das empresas parceiras. Além disso, participaram de dois bootcamps (campo de treinamento): o primeiro, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, onde conheceram diferentes sistemas de produção e aspectos de uma fazenda leiteira. Depois visitaram um laticínio (Instituto de Laticínios Cândido Tostes).

O Vacathon faz parte do Ideas for Milk, evento criado pela Embrapa Gado de Leite com a proposta de fomentar um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo. O objetivo é que os estudantes tenham contato com a atividade rural e criem startups voltadas para os problemas da produção leiteira. Segundo o chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, “as startups voltadas para o agronegócio (agtechs) chamam atenção de investidores, pois esse é um mercado de baixa concorrência, que gera muita riqueza”.

Solução apresentada durante o Vacathon: CEFET-MG (Campus Leopoldina) – Leitech – Solução para integrar o Produtor e a Indústria por meio da Coleta 4.0. A base do processo é a criação de um sensor de fluxo de baixo custo, possibilitando a instalação diretamente na ordenhadeira canalizada já instalada, tanto para o produtor que usa tanque vertical quanto horizontal. O Leitech captura, portanto, o volume que vai para o tanque e monitora a temperatura do leite até o momento da coleta. O produtor tem essas informações na palma da mão, além de visualizar no tanque localmente. O Leitech é uma solução modular e que busca agora a integração com sistemas já consolidados no mercado.

Resultado Final

Categoria Ouro
1o. ESALQ/USP – Piracicaba / IF SP Piracicaba
2o. IF Sudeste de MG Juiz de Fora
3o. UEG
4o. PUC Minas BH
5o. UFSM

Categoria Prata em ordem alfabética
* Cefet-MG Leopoldina
* IF Sul de MG
* Parque Científico e Tecnológico Chapecó@
* UFJF
* UFV

Categoria Bronze em ordem alfabética
* CES/JF
* EPAMIG ILCT / IF Sudeste de MG Juiz de Fora
* IF Sudeste de MG Rio Pomba
* PUC Minas Betim
* UFERSA
* UFES
* UFLA
* UFMG
* UFRJ
* UFRPE

IFM1 IFM2 IFM3

O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, Danone, IBM e Microsoft.

Imagens do evento

O registro fotográfico de todos os dias do Vacathon, incluindo fotos dos times vencedores, está disponível no Flickr. Acesse: https://www.flickr.com/photos/embrapa/albums/72157711544707593

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/47851858/time-da-esalqusp-e-if-sao-paulo-piracicaba-sp-vence-a-maratona-de-programacao-da-embrapa
Adaptado da coluna de Rubens Neiva (Embrapa) / Rodolfo Vieira (Texto Comunicação)
Embrapa Gado de Leite