MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

09/09/2019 | Seletiva Interna para Definir Equipe Participante do Vacathon 2019 – Ideas for Milk

Segunda-feira, 9 de setembro de 2019

O VACATHON 2019 – 3ª MARATONA DE PROGRAMAÇÃO RURAL PARA PRODUÇÃO DE LEITE, é uma competição de programação na qual as equipes irão explorar dados abertos de pesquisas da Embrapa Gado de Leite para desenvolver projetos de software ou hardware. Serão 5 dias de evento, com visita na fazenda, muitas horas de programação e muita diversão. A ideia é conhecer mais sobre temáticas relacionadas à produção de leite e criar soluções inovadoras aplicáveis a área com ajuda de quem entende bem do assunto: pesquisadores e produtores de leite.

As equipes são formadas com 3 a 5 componentes, selecionadas em universidades brasileiras. O evento terá até 20 instituições de ensino superior convidadas/selecionadas a partir da inscrição dos embaixadores. Portanto, vale caprichar na defesa!

Mais informações sobre a estrutura do evento podem ser encontradas em http://www.ideasformilk.com.br/vacathon.

Informações sobre a seleção das equipes de 2018 – http://www.leopoldina.cefetmg.br/2018/08/29/29082018-seletiva-interna-para-equipe-participante-do-ideas-for-milk-2018-vacathon/

 

Processo de Seleção Interna – CEFET-MG

Na seleção interna as equipes deverão ser compostas por 2 ou 3 membros. O processo de seleção interna se dará em 2 etapas.

Na primeira etapa as equipes deverão propor um produto de acordo com (1) as demandas apresentadas no site do Ideas for Milk, (2) as demandas levantadas no Campo Experimental da Embrapa ou (3) as demandas detectadas por produtores da região. As equipes devem preparar um vídeo de até 5 minutos, apresentando um esboço da proposta esclarecendo, além da parte técnica, os seguintes pontos: (1) impacto econômico, (2) visão de futuro, (3) barreiras de entrada e (4) desenvolvimento e execução. O vídeo deve ser enviado para o e-mail junior@cefetmg.br. A equipe deve indicar também, no e-mail, os perfis necessários para compor o restante da equipe. A equipe final terá até 5 membros (formada por equipes participantes). A comissão avaliadora irá eleger as propostas. A primeira etapa não é eliminatória.

Na segunda e última etapa as equipes deverão defender a proposta para uma banca e, se possível, apresentar um protótipo ou esboço de um software/app e/ou uma solução de hardware/software aplicada, baseada ou direcionada à Internet das Coisas (Internet of Things -IoT) de acordo com os temas aprovados pela comissão. O formato é o mesmo do evento Ideas for Milk.

Também serão avaliados individualmente requisitos como iniciativa, criatividade e dedicação.

Etapas                                                                                            Datas
Inscrição das equipes – 09 a 15/09 (Link para inscrição – https://forms.gle/LHrYaiAkATQzfMut7)
Primeira etapa – Envio do Material – até 20/09
Segunda etapa – Apresentação da proposta, protótipo/esboço do produto – de 24 a 27/09
Resultado Final – 30/09
Inscrição da equipe no evento – de 01 a 04/10
Comissão avaliadora:

– Prof. Ângelo Rocha de Oliveira
– Profa. Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra
– Prof. José Geraldo Ribeiro Júnior
– Prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior
– Prof. Rodrigo Lacerda Sales
* Outros professores e produtores da região poderão ser convidados pela comissão.

 

José Geraldo Ribeiro Júnior
Diretor adjunto da Unidade Leopoldina – CEFET-MG