MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

22/08/2019 | Inscrição aberta para intercâmbio no Japão para ensino técnico

Quinta-feira, 22 de agosto de 2019
O Sakura Science High School Program recebe, até o dia 30 de agosto, inscrição de alunos do ensino técnico para intercâmbio no Japão. O programa tem como objetivo dar oportunidade aos alunos de aprender sobre ciência e tecnologia avançada, além de ter aulas com ganhadores do Prêmio Nobel. Serão selecionados dez estudantes brasileiros, que estejam regularmente matriculados em cursos técnicos, integrados ao ensino médio, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O intercâmbio terá duração de sete dias, e contará com uma imersão na área de ciência e tecnologia avançada, levando os alunos para visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e outras atividades ao lado de estudantes japoneses e de outros países.
A inscrição tem alguns requisitos como ter, no mínimo, 16 anos de idade, rendimento de 80% nas disciplinas cursadas (média global), ter certificação de proficiência em inglês (no mínimo nível B1), e não ter participado anteriormente de programas de intercâmbio no Japão.
Em cada região do Brasil, dois estudantes serão selecionados para participar, e para isso devem estar matriculados nos cursos de Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Informática, Informática para Internet, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Estradas, Trânsito ou Química.
O programa de intercâmbio ficará responsável pelos custos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro viagem e visto japonês. Os alunos terão que pagar apenas os valores referentes à emissão do passaporte e a entrevista no consulado japonês.
Outras informações como documentos para inscrição e detalhes da seleção, estão no edital feito pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), no link: Edital Conif/AI nº 1/2019
Redação – Secretaria de Comunicação Social/ CEFET-MG