MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

24/05/2019 | [Atualizada] CEFET-MG na Praça e IV Entre Aspas “Quadrinhos e seus fazeres” – 01/06/2019

Terça-feira, 28 de maio de 2019

No sábado letivo do dia 01/06/2019 teremos o evento “CEFET-MG na Praça 2019”. Alunos e servidores estarão na praça Felix Martins interagindo com a comunidade externa apresentando os cursos, projetos, núcleos, trabalhos, aplicações, entre outros. Serão pelo menos 6 barracas com materiais e apresentação de projetos.

Teremos ainda um espaço para apresentações musicais, com a participação de estudantes e professores cantando e tocando. O evento inicia com uma Palestra no auditório do CEFET-MG – 07:00 às 07:40 – Tema da palestra: “Empresa Júnior e sua contribuição para o futuro profissional”.  Os alunos serão encaminhados para a praça às 08:00, onde o evento se estende até 12:00.

Na oportunidade a população será convidada a nos visitar entre 10 a 12 de setembro de 2019 para Mostra de Cursos 2019 e a 29ª META: Mostra Específica e Trabalhos e Aplicações.

Na praça também estará acontecendo o IV Entre Aspas “Quadrinhos e seus fazeres” organizado pela Associação de Pesquisadoras em Arte Sequencial (ASPAS). Os organizadores do evento disponibilizaram três palestras (descritas a seguir) para participação dos alunos do CEFET. Para fazer a inscrição em uma das oficinas, CLIQUE AQUI.

 

08:00 – 10:00 – OFICINAS E MINICURSOSCapturar

1 – A mulher no meio geek e a importância da Capitã Marvel. Ministrante: Dani Marino (Mestra Comunicação e colaboradora do Minas Nerds – Local: Centro Cultural Mauro Almeida

Com a popularidade dos filmes de super-heróis e o advento da internet, que possibilita que qualquer artista publique seu trabalho online, o mercado de quadrinhos no Brasil tem aumentado em público e em diversidade. As histórias em quadrinhos têm se tornado uma mídia cada vez mais relevante no universo Geek e têm passado por um processo de legitimação cultural que vem se sedimentando com as produções cinematográficas e comic cons, maiores a cada ano. Portanto, conhecer as peculiaridades e as relações que cada obra estabelece com o contexto onde está inserida, pode propiciar o aprofundamento do pensamento crítico de seus leitores, além de aproximá-los a obras que normalmente não têm acesso. Assim, buscamos apresentar diversos conteúdos relacionados à cultura pop para que os participantes consigam explorar diversas potencialidades das histórias em quadrinhos e suas obras derivativas, expandindo assim seu conhecimento, sua fruição na leitura e seu senso crítico.

Detalhes: a oficina será oferecida para os alunos do CEFET – Leopoldina, com limite de 20 vagas. Havendo disponibilidade poderão se inscrever, também membros da comunidade. As inscrições serão realizadas no dia da oficina.

2 – Processo Criativo para Quadrinhos. Ministrante Caetano Borges (EBA/UFRJ) – Local: Centro Cultural Mauro Almeida

Ler quadrinhos é muito diferente de ver um filme ou ler um livro, assim sendo se a fruição é diferente então a execução também é. Pensar em forma de quadrinhos é um processo cheio de particularidades próprias e habituar-se com elas não apenas dinamiza o processo de leitura como torna a execução do objeto final muito mais integrado com a linguagem. Essa oficina apresenta reflexões em forma de exercícios simples e dinâmicas coletivas sobre como imaginar e executar quadrinhos, de maneira explorar o que há de único nessa linguagem e diminuir a distância entre a ideia inicial e sua forma final.

Detalhes: a oficina será oferecida para os alunos do CEFET – Leopoldina, com limite de 20 vagas. Havendo disponibilidade poderão se inscrever, também membros da comunidade. As inscrições serão realizadas no dia da oficina.

3 – Oficina de fanzine (fanatic + magazine) – Revista Artesanal Autoral. Ministrante: Equipe do projeto I Fanzine e ANZINE – Local: Praça Félix Martins

A Oficina de Fanzine, é uma iniciativa criada pelo presente projeto, visando divulgar a cultura do fanzine e oportunizar a participação da comunidade na confecção de revistas artesanais. Vem sendo realizada continuamente a partir de parcerias com professores tanto em sala de aula como em atividades extraclasse e em instituições parceiras. A oficina apresenta a proposta típica dos fanzines, onde as revistas artesanais são produzidas tendo como objetivo agradar e atrair o leitor, em contraponto com a do fanzine, na qual o objetivo é agradar ao próprio editor, já que se trata de uma publicação sem fins de lucro, o que assegura liberdade criativa e de conteúdo. Assim sendo, os alunos participantes são motivados a confeccionar uma revista artesanal com seus relatos de vida e apetências. As revistas são reproduzidas em fotocópias, com distribuição para todos os participantes promovendo-se assim a apreciação e avaliação coletiva da produção.

Abordamos o tema dos fanzines em seu contexto histórico e comunicacional, discutindo o campo de possibilidade do zine enquanto dispositivo contra-hegemônico, como instrumento facilitador para incentivar e viabilizar a produção criativa, a potencialização de talentos, bem como seu uso no contexto do ensino-aprendizado.

Súmula:
O que é Fanzine
Histórico dos Fanzines no Brasil e no Mundo Novas Linguagens
Subvertendo e (re)criando regras Fazendo um zine

Detalhes: As oficinas de fanzine serão oferecias para a comunidade e paras escolas públicas. A oficina do dia 29 de maio estará aberta ao público geral. As inscrições poderão ser realizadas no Centro Cultural Mauro Almeida, a partir do dia 20 de maio de 2019. Serão oferecidas 20 vagas. Para participar das oficinas de fanzine é necessário levar: Papel A4 (2 a 3 folhas para cada participante); revistas velhas com fotos para corte/colagem; caneta preta esferográfica, ponta porosa ou hidrocor ponta fina; tesoura e cola.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Contamos com a participação de todos. É um momento importante para que a comunidade conheça o CEFET-MG, Campus Leopoldina.