MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

28/01/2019 | Leopoldina e Nepomuceno ganham nova modalidade de alimentação

Segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Os campi de Leopoldina e Nepomuceno terão, a partir de 2019, uma nova modalidade de alimentação para os estudantes, em substituição à bolsa alimentação. Os alunos classificados pela Coordenação de Política Estudantil (CPE) até o Índice de Classificação socioeconômica (IC) 1,0 terão uma refeição por dia em um restaurante Externo contratado.

A partir de agora, os estudantes classificados pela CPE utilizarão um restaurante licitado para fazer uma refeição por dia, apenas nos dias letivos. O acesso à refeição será realizado somente com o cartão institucional. Os discentes selecionados pagarão R$ 1,50 ou serão isentos, conforme classificação realizada pela CPE do campus, que seguirá os critérios de seleção socioeconômica.

Segundo a coordenadora do Programa de Alimentação Estudantil, Ana Rute Matos, a contratação dos restaurantes nesses campi é a realização de um anseio antigo da equipe da Política Estudantil, já que o objetivo de se criar essa modalidade vem desde 2013.

“Fizemos um grande esforço administrativo para tirar essa idéia do papel, enquanto os restaurantes próprios não são construídos nessas unidades. Tivemos que negociar internamente para que os valores ficassem dentro do nosso teto orçamentário. Depois confeccionamos os termos de referência e instruímos os processos para passar por todos os “ritos” administrativos necessários. No fim, torcemos para que surgissem empresas interessadas e com condições de participar da licitação. Foi uma vitória. Agora esperamos ansiosos pela entrada em operação das contratadas”, explicou Ana Rute.

Nova modalidade é um avanço, mas restaurante próprio ainda é a meta

Os chefes da CPE Leopoldina, Eduardo Rocha Benini, e da CPE Nepomuceno, Ludmila Ramalho ressaltam que a nova modalidade é uma melhoria em relação à bolsa alimentação, uma vez que permite que os estudantes tenham uma refeição balanceada e de qualidade. Contudo, ambos afirmam que essa mudança não diminuirá os esforços para que as unidades tenham seus próprios restaurantes e alimentação universalizada.

“A proposta é interessante, principalmente, pela oferta de uma refeição de qualidade, adequada nutricionalmente, além de possibilitar acesso a uma refeição diária durante todos os dias letivos, o que o valor da Bolsa Alimentação não contempla. Se a proposta for bem sucedida,  o próximo passo é buscar recursos e condições para atendimento universalizado a todos os estudantes do campus, tal como acontece nos restaurantes do CEFET-MG”, observou Ludmila Ramalho.

“Sabemos que a alimentação interfere no rendimento escolar. A boa nutrição é fundamental e contribui para o bom desenvolvimento acadêmico do estudante. Com essa contratação teremos a oportunidade de melhor acompanhar e gerir a oferta de uma refeição saudável para nossos estudantes do ensino técnico e de graduação. Isso, sem dúvida, qualificará o programa de alimentação estudantil em nosso campus até que tenhamos um restaurante próprio”, disse Eduardo Benini.

Tanto em Nepomuceno quanto em Leopoldina, os restaurantes estão localizados a cerca de 100 metros da entrada principal do campus. Os estabelecimentos atenderão os estudantes selecionados das 11h às 13h30, no almoço, e das 17h45 às 19h30, no jantar.

Bolsa Alimentação

O único campus que ainda permanecerá com bolsa alimentação é o de Timóteo, pois a licitação realizada fracassou por falta de empresas interessadas. Tão logo seja possível, o processo será revisto e nova licitação será publicada.

 

Secretaria de Política Estudantil